Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

​Aviação nacional supera EUA em pontualidade

Aéreas nacionais tem pontualidade em 85% dos voos, enquanto americanas possuem 79% de pousos no horário programado

Aéreas nacionais tem pontualidade em 85% dos voos, enquanto americanas possuem 79% de pousos no horário programado


As companhias aéreas brasileiras são mais pontuais que as empresas americanas. Assim concluiu a mais recente pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), em levantamento inédito. Ente janeiro e outubro deste ano, a média de pontualidade das companhias nacionais foi de 85% em relação às aéreas dos Estados Unidos, com 79%.

Para realizar o levantamento, a Abear levou em consideração dados registrados pela Agência nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Transportes (DoT), da aviação americana. A agência brasileira possui três tipos de marcadores, de 15, 30 e 60 minutos, enquanto a americana registra somente voos que demoraram até 15 minutos além do esperado para pousar em seu destino.

Comparando com dados do ano passado, a aviação brasileira superou a americana. Antes, voos com demora em pouso representaram 21% no país à medida que os Estados Unidos tiveram problemas em 18% das partidas.

“Nós colocamos luz em dados que a sociedade comenta. Agora temos estes números”, comentou o presidente da associação, Eduardo Sanovicz. Dos atrasos registrados neste período no Brasil, 21% tiveram como motivo fatores metereológicos. Em ares americanos, este número sobe para 35%.

Atrasos – O Aeroporto Internacional de Guarulhos registra atrasos em praticamente metade dos voos nesta sexta-feira (20). Entre 0h e 14h37min, 104 decolagens partiram após do tempo previsto. Foram ao menos sete problemas com pontualidade registrado neste período, que teve 219 voos.

Apesar disso, as demoras não estão relacionadas à paralisação da categoria prevista para hoje. O Sindicatos Nacional dos Aeronautas (SNA) aceitou a proposta das companhias aéreas na última quinta-feira (19), que repõe perdas da inflação e inclui melhorias em cláusulas sociais.

Arthur Stabile

Receba nossas newsletters