Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

​Embraer apresenta novo avião de transporte da Força Aérea

Maior aeronave fabricada no país, o KC-390 substituirá os americanos Hércules em missões em lugares como a Amazônia e a Antártica

Maior aeronave fabricada no país, o KC-390 substituirá os americanos Hércules em missões em lugares como a Amazônia e a Antártica


A Força Aérea Brasileira (FAB) contará a partir de 2016 com a maior e mais moderna aeronave já fabricada no Brasil, o cargueiro militar KC-390. O protótipo do avião foi apresentado nesta terça-feira (21/10) na fábrica da Embraer, no município Gavião Peixoto (SP).

O KC-390 será usado no transporte de tropas, com reabastecimento em voo. Além disso, ele pode carregar equipamentos militares desmontados e carga. A aeronave substituirá o Hércules C-130, turboélice usado atualmente em operações como missões de busca e reabastecimento de outras aeronaves em voo.

Os C-130 são usados em missões militares e humanitárias na Amazônia, na África e no Haiti. Por sua robustez e capacidade de pousar e decolar em pistas curtas, também são usados pelo Programa Antártico Brasileiro para o transporte de militares, cientistas, equipamentos e suprimentos até o continente austral. O novo avião passará a desempenhar essas tarefas. “O KC-390 será a espinha dorsal da aviação de transporte da FAB”, afirmou o tenente-brigadeiro Juniti Saito, comandante da Aeronáutica.

A FAB e a Embraer fizeram acordo neste ano para a aquisição de 28 KC-390 ao longo de dez anos. O objetivo é aparelhar a frota com a modernidade que ajude no desenvolvimento da base industrial de defesa, conforme opinou o ministro da Defesa, Celso Amorim. “Momentos como este nos enchem de orgulho, essa aeronave é um prodígio de avanço tecnológico.”

De acordo com Saito, o KC-390 dará mais velocidade às missões de transporte: “As turbinas a jato conferem bastante agilidade à aeronave, que cumprirá todas as missões muito mais rápido e melhor”. Além da FAB. há encomendas de mais 32 aviões por países como Argentina, Portugal e República Tcheca.

Receba nossas newsletters