Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

​Itaipu faz o voo inaugural do 1º avião elétrico da América Latina

Voo foi de apresentação oficial do avião (Foto: Itaipu Binacional/ Divulgação)

Voo foi de apresentação oficial do avião (Foto: Itaipu Binacional/ Divulgação)


Nesta terça-feira, dia 23, a Itaipu Binacional e a empresa ACS Aviation, de São José dos Campos (SP), realziaram o voo inaugural e a apresentação oficial do primeiro avião elétrico tripulado da América Latina, modelo Sora-e. A apresentação foi no aeroporto de Itaipu, localizado na margem paraguaia da usina, no município de Hernandarias.

O avião, de dois lugares (piloto e passageiro), foi desenvolvido dentro do Programa Veículo Elétrico (VE) de Itaipu, em parceria com a ACS e a Finep, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Fabricado com estrutura de fibra de carbono, o modelo tem autonomia de uma hora e meia de voo, com velocidade de cruzeiro de 190 km/h e velocidade máxima de 340 km/h. O avião está equipado com dois propulsores Enrax, de 35 kW cada um, e seis packs de baterias de lítio íon polímero, totalizando 400 volts.

De acordo com a Itaipu, o voo durou cerca de 15 minutos. “Estamos em uma alegria imensa, esse é o primeiro passo de uma grande caminhada. É um protótipo, mas todos se sentiram Santos Dumont, só que ao invés da Torre Eiffel tivemos a Usina de Itaipu com paisagem”, destaca Samek. O voo foi tranquilo, mas no pouso houve um pequeno problema e o trem de pouso dianteiro acabou quebrando. Porém, nenhum problema maior foi detectado no avião.

O interesse do Programa VE no projeto é aprofundar os estudos sobre materiais compostos usados no setor aeronáutico, considerados fundamentais para a redução do peso dos veículos elétricos. Quanto menor o peso, maior a autonomia.
Com informações da Itaipu Binacional.

Receba nossas newsletters