Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

​Município de Santa Maria (RS) passa a administrar o aeroporto

O ministro da Aviação, Eliseu Padilha, assinou, nesta quinta-feira (09/07), o convênio de outorga e o zoneamento civil militar do aeroporto de Santa Maria (RS). Na prática, a rubrica definiu a área do sítio aeroportuário de responsabilidade do Comando da Aeronáutica, com a base aérea militar existente no local, e a fração comercial, que será administrada pela prefeitura do município – isto é, uma parte do sítio passará a ser utilizado para operação de passageiros com voos regulares.

O aeroporto será beneficiado pelo programa de aviação regional da Secretaria de Aviação Civil, que vai investir cerca de R$7,3 bilhões em 270 aeroportos espalhados pelo Brasil. Mas, por não ter as áreas bem definidas, o aeroporto permanecia na fase inicial do processo, quando é realizada a topografia e os estudos de viabilidade técnica. A partir de agora, o aeródromo poderá avançar nas etapas do programa (conheça as cinco fases aqui).

O ministro Eliseu Padilha, acredita que a assinatura dos documentos é uma conquista para a região. “Esse processo simboliza o que estamos implementando no governo federal. A Aeronáutica concordou que nós usássemos uma parte do aeródromo para termos um aeroporto regional. E Santa Maria é um aeroporto estratégico para a aviação no Sul do país”, avaliou.

Aeroportos de uso compartilhado – quando no mesmo espaço funciona a base aérea militar e o aeroporto civil – são comuns no Brasil. Um exemplo é o aeroporto de Brasília (DF). Nestes casos, os terminais são separados, mas as aeronaves utilizam a mesma pista de taxiway e de pouso e decolagem.

Receba nossas newsletters