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Aviação

​SAC estuda tecnologia de torres remota testada nos Estados Unidos

A Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR) pretende implantar no País as tecnologias de Torres de Controle Remoto e RAFIS – sigla em inglês para Remote Aerodrome Flight Information Service ou Serviço Remoto de Informação de Voo de Aeródromo em português.

O sistema consta de uma estação de telecomunicações aeronáuticas que fornece informações para os pilotos a respeito da meteorologia, condições de vento, condições da pista, da temperatura e da pressão, o que, ao mesmo tempo, diminui custo e aumenta a segurança dos voos.

Para conhecer um pouco mais sobre tal tecnologia, uma comitiva formada por integrantes da SAC-PR visitou, na última semana, três cidades dos Estados Unidos. Os técnicos trocaram experiências na área de aviação e conheceram o funcionamento de dois aeroportos regionais norte-americanos. O secretário de Navegação Aérea Civil, Juliano Noman; o diretor do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA), Eduardo Bernardi; o diretor do Departamento de Gestão e Planejamento de Navegação Aérea Civil (PLANAV), Rafael José Botelho Faria; e o assistente técnico Adriano Vargas participaram da comitiva.

“O objetivo foi cumprido e tivemos ganhos na troca de experiências. Na parte aeroportuária, constatamos que nosso sistema de navegação aérea está alinhado com a aviação dos Estados Unidos e do primeiro mundo. A utilização de torres remotas é uma tendência na navegação aérea mundial. Estamos sendo inovadores e pudemos constatar que o projeto dos Estados Unidos ainda está fase de testes”, afirmou Rafael Botelho.

Os representantes da Secretaria também participaram do workshop US/Brasil Regional Airports – Aeronautical Solutions for Small and Medium Size Airports (Aeroportos Regionais Brasileiros e Norte-americanos – Soluções Aeronáuticas para Aeroportos de Pequeno e Médio Porte, numa tradução livre). O evento foi realizado em parceria com os Estados Unidos, na capital, Washington, e discutiu os temas aviação regional e navegação aérea, com ênfase nos aspectos operacionais dos aeroportos e gestão aeroportuária para aviação regional, além da tecnologia de Torre de Controle Remoto, que estão sendo desenvolvidas em vários países. Ela permite que os operadores dos serviços controlem mais de um aeroporto, ficando baseados em lugares diferentes dos aeroportos onde as aeronaves fazem seus pousos e decolagens.

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