Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aena finaliza transição operacional de 11 aeroportos da sétima rodada de concessões

Congonhas agora e administrado pela Aena Brasil Aena finaliza transição operacional de 11 aeroportos da sétima rodada de concessões

Congonhas já está com as cores da Aena Brasil (Pedro Menezes/M&E)

A Aena, maior operadora aeroportuária do país, assumiu nesta quinta-feira (30) a administração do aeroporto de Altamira (PA). Com isso, a empresa conclui a transição operacional dos 11 aeroportos do bloco SP/MG/MS/PA, que fizeram parte da sétima rodada de concessões, realizada em agosto do ano passado. Antes mesmo de iniciar as operações, a Aena já tinha realizado pagamentos iniciais de R$ 3,3 bilhões para assumir a administração dos 11 novos aeroportos.

A empresa, que já administrava desde 2020 seis aeroportos no Nordeste, passa a contar com um total de 17 equipamentos de infraestrutura no Brasil, marcando presença em nove Estados de quatro regiões do país. Assim, torna-se responsável por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional. Destaque para a administração do aeroporto de Congonhas, um ícone no Brasil em movimento de passageiros e carga, que começou em outubro deste ano.

Durante a primeira fase do processo, foram feitas a elaboração e aprovação dos planos de transferência operacionais. Para isso, a companhia fez visitas técnicas aos 11 aeroportos com uma equipe de mais de 60 profissionais, que participaram de 40 reuniões com cerca de 100 stakeholders diferentes. A Aena também promoveu quase 14 mil horas de treinamento a mais de 170 profissionais que vão atuar nesses aeroportos.

Nos 11 novos aeroportos, a Aena fará obras para deixá-los mais seguros, sustentáveis e confortáveis aos passageiros. A empresa entrega até dezembro os anteprojetos das melhorias à Anac, com os planos para a ampliação e modernização dos terminais. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026. Em Congonhas, a conclusão das obras será em 2028.

Além de Altamira, a companhia opera os aeroportos de Congonhas (SP), Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Campo Grande (MS), Ponta Porã (MS), Corumbá (MS), Uberlândia (MG), Uberaba (MG), Montes Claros (MG), Marabá (PA), Carajás (PA) e Santarém (PA).

Receba nossas newsletters