Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aéreas na briga para operar o voo mais longo; veja a disputa

Boeing 777 da Emirates vai operar o voo mais longo do mundo

Boeing 777 da Emirates vai operar o voo mais longo do mundo


As companhias aéreas do Golfo estão lutando para operar o voo mais longo no mundo. Depois da Emirates anunciar a rota entre Dubai e Auckland, com uma duração de 17 horas e 15 minutos, sua rival Qatar Airways não quis ficar para trás. Ela vai voar de Doha para Auckland, na Nova Zelândia. E agora as mesmas empresas competem para alcançar o continente americano.

Então, a Emirates deu o troco. A companhia aérea do Emirados Árabes Unidos anunciou o voos para Panamá e Santiago. A rota entre Doha e da capital chilena será operada pela Qatar Airways no início de 2017 e vai ser superior a 14.000 milhas com duração de 18 horas. Por outro lado, a rota entre Dubai e Panamá vai durar 17 horas e 35 minutos com previsão de ser operado a partir do final deste ano ou início do próximo. Nesse período é possível assistir pelo menos sete vezes seguidas ao filme mais recente da saga “Star Wars” ou fazer 23 vezes a ponte aérea entre os aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Santos Dumont (Rio de Janeiro).

Mas não são apenas as companhias do Golfo que estão nesta disputa. A australiana Qantas vai voar entre Sidney e Dallas. Uma frequência de 16 horas e quinze minutos e a Delta oferece a rota Los Angeles e Dubai em 16 horas. A norte-americana, junto com Etihad Airways, ainda conecta Johanesburgo com Atlanta e Abu Dhabi para Los Angeles.

A Emirates também realiza rotas de 16 horas, principalmente entre as cidades árabes e norte-americanas. Os últimos três voos mais longos também excedem 15 horas. Eles são a Abu Dhabi-San Francisco, Dallas-Hong Kong e Dubai-São Francisco, operados pela American Airlines, Etihad e pela Emirates, respectivamente.

De acordo com o jornal Financial Times, a briga pelos voos ultra longos vai continuar. A Qantas planeja ligações sem escalas entre a Austrália e a Europa para o ano que vem, como de Perth a Londres (potenciais 18 horas e 30 minutos) e a Singapore pretende retomar em 2018 a rota Cingapura-Nova York. O voo, que já foi e deixou de ser operado por motivos de rentabilidade em 2013, teria 18 e 50 minutos de duração.

E agora, quem voará mais longe?

Receba nossas newsletters