Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aéreas nacionais transportaram 77,4 milhões de passageiros

.

.


Um ano difícil. Foi assim que o consultor técnico da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) Adalberto Febeliano, definiu 2013 para a aviação civil nacional. As companhias associadas a entidade transportaram um total de 77,4 milhões de passageiros, com um aumento de 6,5% na demanda, que chegou a 87,6 bilhões de RPKs.

“A pressão dos custos do combustível e do dólar, nos levaram a uma disciplina da oferta  e busca rotas mais rentáveis”, explicou Adalberto Febeliano, consultor técnico da entidade. “O aumento de oferta foi relativamente pequeno, cerca 2%, mas do ponto de vista da demanda a alta foi de 6,5%”, complementou.

A Tam obteve a maior participação de mercado, com 40,16% do tráfico total, seguida pela Gol com 35,63; Azul/Trip com 17,01% e Avianca com 7,2%. O maior crescimento foi da Azul/Trip com 1,7%, seguida da Avianca com 1,53%.

2014 – A entidade prevê um crescimento menor neste ano, com um avanço de 3,5% na oferta e 7,4% na demanda. “A indústria está enfrentando bem as dificuldades. Quando os balanços forem divulgados, deveremos ver resultados melhores do que os de 2012 e vão seguir melhorando”, acredita Febeliano.

Foto: Eric Ribeiro

Receba nossas newsletters