Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aéreas transportaram mais de 7 milhões de pax em janeiro

Na home Eduardo Sanovicz, presidente da Abear. Acima, ele entre os consultores técnicos da entidade, Adalberto Febeliano e Maurício Emboaba

Na home Eduardo Sanovicz, presidente da Abear. Acima, ele entre os consultores técnicos da entidade, Adalberto Febeliano e Maurício Emboaba


As companhias aéreas integrantes da Abear registraram, neste mês de janeiro, um número recorde no transporte de passageiros no mercado doméstico do país. Foram mais de 7 milhões de passageiros que ocasionou uma demanda consolidada de 8,7 bilhões de passageiros por quilômetros transportados (RPKs), valor 7,6% acima do registrado em janeiro de 2013.

Outro dado apresentado pelo presidente da Abear, Eduardo Sanovicz foi a oferta de assentos por quilômetro (ASKs) que chegou a 10,8 bilhões, cerca de 6% acima se comparada ao mesmo período do ano anterior. Já o Load Factor teve alta de 1,2%, atingindo 80,6% de ocupação. “Este crescimento é extremamente saudável para a indústria de aviação no país”, comentou  Sanovicz destacando o crescimento no transporte de passageiros corporativos no primeiro mês de 2014.

Em termos de participação no mercado doméstico em janeiro, a Tam figura como líder, com uma fatia de 38,37% do total. É seguida pela Gol, com 37,49%, pela Azul com 16,81%, e pela Avianca, com 7,34%.

Aéreas transportaram mais de 7 milhões de pax em janeiro

Dados móveis – Na estatística dos totais móveis (método que avalia a evolução mês a mês de totais acumulados para os 12 meses até então), os resultados de janeiro seguem sinalizando para o crescimento do setor nos próximos 12 meses: 6,6% para a oferta e 8,8% para a demanda.

Internacional –
Com a alta do dólar e a ampliação do alcance da taxação das transações financeiras internacionais pelo IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), os custos totais das viagens ao exterior (passagens, hospedagem, compras, etc.) estão em elevação. O impacto é notado no desempenho em janeiro das associadas Abear com atuação no transporte internacional de passageiros. Enquanto a oferta apresentou queda de 7,5% em 12 meses (somando 3,4 bilhões de ASKs), a demanda recuou em ritmo mais lento, caindo 2,9% (chegando a 2,6 bilhões de RPKs). Dessa forma o Load Factor avançou expressivos 3,8 pontos percentuais, chegando a 80,72%. O número de passageiros transportados somou pouco menos de 415 mil pessoas, queda de 6,8% em relação ao ano passado.

Luciano Palumbo

Receba nossas newsletters