Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Aeroporto de Curitiba destaca cuidados com fauna e flora perto da área aeroportuária

aeroporto-fauna-CWB

Cuidados envolvem também a comunidade residente próximo à área aeroportuária (Divulgação)

A CCR Aeroportos, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Curitiba (CWB), segue protocolos que envolvem a comunidade aeroportuária e faz um alerta aos moradores do entorno para que também colaborem com a preservação nas imediações do aeródromo.

A Supervisora de Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente (QSSMA) da CCR Aeroportos, Adriane Woiciekovski, afirma que preservar a fauna e a flora pode evitar muitos incidentes aéreos. “O descarte indevido de lixo e resíduos diversos atraem muitos animais o que pode resultar, por exemplo, em incidentes envolvendo colisões de pássaros e aeronaves, os chamados birds strikes, durante pousos e decolagens”, explica.

“É um descuido que, além de colocar a vida de pessoas em risco, também facilita a proliferação de doenças”, complementa.

A supervisora de QSSMA alerta ainda sobre os animais domésticos que muitas vezes fogem de suas residências e adentram as áreas do aeroporto causando transtornos como a necessidade do avião arremeter em função da presença do animal na pista. “Já tivemos casos de cachorros que foram encontrados dentro da área do sítio aeroportuário e que poderiam ocasionar impactos nas operações”, conta.

Além da fauna, a flora também merece atenção especial, pois as árvores podem afetar a segurança do aeroporto. “Pedimos a colaboração da vizinhança para manter o controle de podas das árvores e arbustos que possam ter interações diretas com as estruturas do aeroporto. Assim, conseguimos, juntos, manter uma condição mais adequada e segura para todos”, reforça Adriane.

Receba nossas newsletters