Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Tecnologia

Aeroporto de Salvador (BA) dá início a embarques por reconhecimento facial

Embarque biométrico no Aeroporto de Salvador teve início nesta segunda-feira (14)

Embarque biométrico no Aeroporto de Salvador teve início nesta segunda-feira (14)

A Amadeus, assim como já tinha feito com outras experiências na Europa e nos Estados Unidos, participa a partir desta segunda-feira de sua primeira iniciativa de embarque biométrico no Brasil, e uma das primeiras a serem experimentadas no País. O Aeroporto de Salvador é o primeiro da Região Nordeste e o segundo do País escolhido pelo Governo Federal para testar o projeto-piloto de embarque aéreo com uso de reconhecimento facial. O terminal receberá, a partir desta segunda-feira (14), a solução de identificação biométrica, que dispensa o uso de documento de identificação pelo passageiro.
A tecnologia foi desenvolvida pelo Serpro, empresa de inteligência em TI do governo federal, em parceria com o Ministério da Infraestrutura (MInfra). O projeto tem como objetivo tornar mais eficiente o processo de embarque nos aeroportos e mais seguras as viagens aéreas.
O projeto do governo está sendo implementado no Aeroporto de Salvador com o apoio da Amadeus e das empresas de TI Rockwell Collins e Gunnebo, para assegurar o suporte tecnológico e de equipamentos necessários para o embarque dos passageiros com o uso de identificação biométrica. “Acreditamos e incentivamos o uso da tecnologia como forma de melhorar a jornada do passageiro e aumentar a eficiência e segurança dos nossos processos. A chegada dessa solução vem para somar e contribuir para tornar as viagens no Brasil alinhadas com o que de mais moderno se desenvolve na aviação mundial”, destacou o diretor-presidente da Concessionária do Aeroporto de Salvador, Julio Ribas.
Projeto tem apoio da Amadeus

Projeto tem apoio da Amadeus

Denominada Embarque +Seguro, a solução será testada em Salvador com passageiros voluntários da companhia aérea GOL, que serão convidados para experimentar a tecnologia. No momento do check-in no aeroporto, será feita a validação biométrica do passageiro comparando os dados e foto tirada na hora com a base do governo e a vinculação ao cartão de embarque. Para entrar na aeronave, o embarque ocorrerá por meio de identificação facial por biometria, sem a necessidade de apresentar qualquer documento.
O Aeroporto de Salvador estreia a novidade do Embarque Seguro poder ser utilizado por mais passageiros. Isso porque foi ampliado o banco de dados para validação das informações das pessoas, que agora conta com a base também do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), além das CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) do Denatran. Na prática, isso significa que não só os motoristas, mas também todos os eleitores que fizeram o cadastramento biométrico no TSE, poderão usufruir das facilidades da validação biométrica para viajar. Ao todo, são 67 milhões de CNHs e 120 milhões de eleitores cadastrados.
O Embarque +Seguro, além de comprovar a identidade de quem está embarcando, garantindo mais segurança aos passageiros, vai reduzir o tempo de espera em filas, já que o processo de check-in e embarque aéreo é realizado em poucos segundos. O viajante também poderá, futuramente, ter uma experiência de viagem personalizada, sendo avisado por mensagem pelo aplicativo sobre quanto tempo falta para a saída do voo e, ainda, qual a rota mais rápida para chegar até o portão de embarque, por exemplo. Em tempos de pandemia, a tecnologia traz outros benefícios também, ao reduzir o contato pessoal desde o check-in até o embarque na aeronave.
“Nossas pesquisas já indicavam há anos a necessidade de tornar a experiência de viagens mais simples e segura. Por isso nossas plataformas para companhias aéreas e aeroportos já estavam preparadas para soluções como estas de processamento biométrico. Foi gratificante para a Amadeus participar dessa iniciativa. Sabemos que, com determinação e colaboração entre órgãos reguladores e todos agentes do setor poderemos, em curto espaço de tempo, implementar ainda mais soluções para uma experiência de viagem mais prazerosa e segura”, disse Gustavo Murad, Diretor Regional para Airlines e Aeroportos.
Receba nossas newsletters