Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Aeroporto de São Luís recebe 1,4 milhão de passageiros em 2022

aeroporto de slz ccr Aeroporto de São Luís recebe 1,4 milhão de passageiros em 2022

Além de melhorias na infraestrutura, a CCR Aeroportos, em parceria com as companhias aéreas, ampliou a oferta de voos (Divulgação)

O Aeroporto Internacional de São Luís registrou movimentação de mais de 1,4 milhão de passageiros em 2022. O espaço, que está sob administração da CCR Aeroportos desde março do ano passado, está revitalizando desde seu sistema de climatização a ampliação das rotas ofertadas, elevando o conforto, a comodidade e a segurança de todos que passam pelo local.

Sob a nova gestão, duas rotas inéditas também foram implantadas, uma ligando São Luís (MA), Belém (PA) e Miami (EUA), e a outra para Barreirinhas (MA) e demais destinos que integram a Rota das Emoções.

“Durante esses meses à frente da administração do Aeroporto Internacional de São Luís, também já realizamos várias intervenções para auxiliar no restabelecimento e manutenção dos serviços oferecidos. Todas as intervenções realizadas até aqui têm por objetivo garantir o conforto e a segurança de nossos passageiros”, destaca o coordenador do Aeroporto de São Luís, Marcelo Angelim.

Requalificação da estrutura

As primeiras melhorias foram voltadas à substituição de equipamentos e reparos, conforme demanda, nos sanitários e fraldários, bem como a aplicação das normas de acessibilidade em todos os ambientes. Nos sanitários, por exemplo, a concessionária instalou e/ou substituiu barras de apoio que auxiliam passageiros com deficiência. Também foram revitalizadas ou instaladas rotas com piso tátil, inclusive no trecho que compreende o meio-fio do embarque aos balcões de check-in do terminal de passageiros.

O saguão do aeroporto da capital maranhense teve toda sua iluminação modernizada. A melhoria beneficiou diretamente também os colaboradores que atuam nos balcões de check-in, gerando mais fluidez e agilidade aos procedimentos que exigem a verificação da documentação necessária para o embarque. Luminárias em pontos específicos, nas áreas públicas, controladas e restritas do aeroporto também receberam a intervenção devida.

A sinalização das áreas do aeroporto também passou por intervenções ao longo desses primeiros meses de gestão. Logo na entrada, na via de acesso ao embarque e desembarque, a concessionária executou serviços para melhorar e organizar o fluxo de veículos, principalmente nos horários de pico de voos. A intervenção na sinalização também contemplou banheiros, acesso a órgãos públicos que atuam dentro do aeroporto e, principalmente, o pátio e a pista de pousos e decolagens – com revitalização de traçados, placas e luminárias.

A CCR Aeroportos ainda revisou toda a parte de refrigeração do aeroporto, executando a manutenção, limpeza e substituição de aparelhos de ar-condicionado danificados ou com baixa performance operacional, melhorando o conforto térmico em ambientes como o terminal de passageiros, salas e pontes de embarque, reduzindo a temperatura de 5 a 6 graus, alcançando, em determinados pontos, a sensação térmica de 21 graus.

Escadas rolantes, elevadores, esteiras de embarque e outros equipamentos importantes para a mobilidade dentro do aeroporto e, também essenciais para a execução dos procedimentos de embarque e desembarque, passaram por revisão completa, ao mesmo tempo em que foram executados serviços de recuperação e reparo de paredes, coberturas, forros, pisos, pintura e na rede de drenagem que atravessa a via de apoio ao terminal de passageiros.

Novas rotas

Além de melhorias na infraestrutura, a CCR Aeroportos, em parceria com as companhias aéreas, ampliou a oferta de voos. Em setembro do ano passado, o Aeroporto Internacional de São Luís passou a disponibilizar voos diretos para os destinos que integram a Rota das Emoções, considerada um dos melhores e mais bem estruturados roteiros turísticos do Brasil.

São 500 km de percurso e emoção em dose tripla, com direito a muitos dias de aventura e sossego, paisagens paradisíacas, cultura nordestina autêntica, ecoturismo, dunas e lagoas. O roteiro envolve três paraísos naturais em estados diferentes: o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

Dois meses depois, em dezembro, o aeroporto da capital maranhense passou a oferecer voos diretos para Belém (PA), rota que aproxima São Luís dos Estados Unidos e é operada pela Azul Linhas Aéreas. Dessa forma, os passageiros da capital ludovicense chegarão ao Aeroporto Internacional de Fort Lauderdale – Miami em oito horas e cinquenta e cinco minutos, reduzindo em mais de cinco horas o tempo de viagem.

Receba nossas newsletters