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Aviação / Tecnologia

Aeroportos crescem investimentos em TI para atender às demandas da retomada aérea

SITA FRANKFURT Aeroportos crescem investimentos em TI para atender às demandas da retomada aérea

A previsão é de que os gastos da indústria com TI continuem, ano a ano, sua tendência de crescimento constante que vem ocorrendo desde 2020 para apoiar o impulso por digitalização (Divulgação/Sita)

Com a recuperação da demanda por viagens aéreas ocorrendo de forma mais rapída do que o esperado, executivos de tecnologia das companhias aéreas e dos aeroportos estão ansiosos por alavancar as soluções de TI para fortalecer suas operações contra interrupções enquanto automatizam a experiência do passageiro. É o que diz a pesquisa Airport IT Insights Survey de 2022, realizada pelo Conselho Internacional de Aeroportos (ACI) e pela Sita.

A previsão é de que os gastos da indústria com TI continuem, ano a ano, sua tendência de crescimento constante que vem ocorrendo desde 2020 para apoiar o impulso por digitalização, com 93% dos aeroportos esperando que seus gastos com TI permaneçam os mesmos ou aumentem em 2023 em comparação a 2022. Os gastos com TI em aeroportos no ano passado aumentaram para cerca de US$ 6,8 bilhões.

O estudo revela como os aeroportos estão ampliando investimentos em tecnologia para digitalizar suas operações e simplificar a jornada do passageiro. “O relatório revela uma aceleração significativa no investimento em soluções digitais para tornar os aeroportos mais inteligentes, mais fáceis de navegar pelos passageiros, assim como tornar mais fácil a interação do aeroporto os diversos públicos de relacionamento”, disse Luis Felipe de Oliveira, diretor-geral de ACI World.

Tecnologias inteligentes

Os aeroportos estão investindo em tecnologias fundamentais para facilitar a experiência do passageiro em cada etapa da jornada para ajudar a reduzir os gargalos e aliviar a pressão causada pelos desafios da força de trabalho. As tecnologias biométricas e de autoatendimento estão na vanguarda dessa mudança.

Os aeroportos estão priorizando as iniciativas de autoatendimento, colocando forte ênfase no check-in automático e no despacho automático de malas, com 86% de planejamento de implementação até 2025. A implementação nos aeroportos de um único token biométrico seguro em todos os pontos de contato aumentou de apenas 3% em 2021 para 39% em 2022, com mais da metade da implementação planejada para os próximos três anos. Isso sinaliza um forte compromisso com a experiência de viagem de última geração, na qual os passageiros podem navegar pelo aeroporto usando o rosto como cartão de embarque.

Digitalização das operações para obter mais com menos

A demanda por serviços em nuvem está no topo da agenda dos executivos de tecnologia. É fundamental para otimizar custos, impulsionar a eficiência e introduzir novos serviços aos passageiros. Os serviços em nuvem também oferecem escalabilidade, o que é crucial para gerenciar picos repentinos no volume de passageiros.

As soluções de inteligência de negócios também estão na vanguarda das prioridades de investimento em TI de aeroportos, com 93% ou mais de planejamento de iniciativas de inteligência de negócios para gerenciamento de ativos e operações de voo até 2025. A ênfase na agilidade, adaptabilidade à interrupção e comunicação imediata com clientes e partes interessadas é clara: até 2025, a maioria dos aeroportos buscará implementar alertas preditivos automatizados antes de eventos de interrupção de voo, bem como iniciativas de inteligência de negócios para permitir a escalabilidade das operações com base na demanda.

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