Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Air Europa tentará acordo para evitar licença temporária de 9 mil funcionários

Com o fim do Expediente de Regulação Temporária do Emprego (Erte) criado pelo governo espanhol marcado para o dia 30 de setembro, a Globalia, controladora da Air Europa, disse que tentará forjar um acordo alternativo de licença com seus sindicatos se o esquema não for renovado pela sexta vez.

Agora passageiro poderá permanecer conectado durante todo o voo

As operações da Globalia ainda estão bem abaixo dos níveis observados em 2019

O governo propôs uma nova prorrogação da Erte até 31 de janeiro de 2022, mas disse que desta vez seria condicional aos funcionários em treinamento, bem como outras ressalvas. As dispensas temporárias, necessárias devido à queda nas reservas e previsões de demanda para a temporada outono-inverno, afetariam cerca de 9 mil funcionários da Globalia (60% do staff), incluindo Air Europa, Be Live Hotels e GroundForce.

Os cinco milhões de passageiros aéreos internacionais que chegaram à Espanha em agosto, de acordo com dados divulgados na semana passada, aumentaram 172% em relação ao ano anterior, mas menos da metade dos níveis pré-pandêmicos. As operações da Globalia, por sua vez, ainda estão bem abaixo dos níveis observados em 2019.

Em julho, funcionários da Air Europa, incluindo pilotos, tripulação de cabine e pessoal de terra, rejeitaram um corte de 6% no salário até o final do ano, que a companhia aérea disse na época garantiria sua sobrevivência. Os sindicatos questionaram a medida citando os altos salários dos novos conselheiros da empresa, como o CEO Valentín Lago. Além disso, os US$ 558 milhões em empréstimos estatais não foram suficientes para garantir a viabilidade da companhia aérea.

Fonte: El Confidencial

Receba nossas newsletters