O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, convenceu executivos da Globalia a ampliar seus investimentos no Brasil. No portfólio apresentado durante reunião em Madri, estavam oportunidades em hotelaria, aviação civil e entretenimento. A Air Europa faz parte do grupo e atualmente dispõe de 18 voos semanais ligando a Europa ao Brasil. De acordo com Javier Hidalgo, presidente do Grupo Globalia, a oferta vai, pelo menos, dobrar até 2020.
Atualmente a empresa transporta 310 mil turistas da Europa para o Brasil por ano. Se dobrar o número de viajantes, deve injetar R$ 1,6 bilhão a mais por ano na economia brasileira. “Temos acompanhado com muito interesse os movimentos do novo governo brasileiro. O país tem um enorme potencial turístico, muitas ações por fazer”, comentou Javier Hidalgo, presidente do grupo Globalia.
Outra possibilidade é abrir hotéis do grupo no Nordeste brasileiro para fazer frente ao Caribe. “O mercado europeu tem a necessidade de explorar novos atrativos turísticos”, comentou Hidalgo.
O ministro Marcelo Álvaro destacou que o País vive um novo momento mais favorável ao investidor e empresas internacionais de transporte aéreo podem operar trechos domésticos desde que abram filiais no Brasil. “Temos um mercado altamente atrativo e precisamos aumentar a conectividade aérea para o turismo se desenvolver no País”, comentou o ministro. Marcelo destacou ainda que o viés liberal cria um ambiente favorável ao investidor.
PARCERIA COM OMT
Após a reunião na sede do grupo Globalia, em Madri, o ministro se reuniu com o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT) – agência de turismo da ONU –, Zurab Pololikashuili. No encontro ficou acertado que o Brasil vai sediar três competições de inovação em turismo voltados para: gastronomia, esporte e turismo rural. A ideia é trabalhar em parceria com universidades e empresas de tecnologia interessadas em apostar no mercado de Viagens.
Zurab também se colocou à disposição para ajudar o Brasil na realização de um evento para atrair investidores em parceria com a Financial Times, uma das principais publicações do mundo de negócios no planeta. Para finalizar a agenda, o ministro fez uma visita técnica à Wakalua, um hub de inovação no turismo. A incubadora de startups trabalha para criar novos serviços de turismo. “Quanto mais startups temos, mais soluções e portas de entradas para o turismo teremos”, concluiu Marcelo Álvaro Antônio.