Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Air France amargará prejuízo superior a US$ 45 milhões por conta da greve; Brasil afetado

CoIq_U1XYAAZMMv

Paralisação dos tripulantes preocupa mais do que greve dos pilotos, que aconteceu no último mês de junho

A Air France terá uma semana dolorosa. Até o próximo dia 02 de agosto, mais de 1.000 voos devem ser cancelados e mais de 150.000 passageiros devem ser prejudicados por mais uma greve que “cruza os braços” de mais da metade dos seus tripulantes de cabine. Somente esta quarta-feira (27), primeiro dia oficial de paralisação, cerca de 13% dos voos programados serão cancelados. Para quinta-feira (28), este número pode chegar a 30%.

Entre os voos afetados para este primeiro dia oficial, está o AF454, entre Paris e São Paulo, que chegaria em Guarulhos na manhã desta quinta-feira (28). Os voos AF457 (CDG-GRU), AF520 (CDG-BSB) e AF515 (BSB-CDG) também podem sofrer com cancelamentos no segundo dia de operações. Por conta disso, o diretor financeiro Pierre-Francois Riolacci já calcula as perdas da francesa, valores que ultrapassarão facilmente os 40 milhões de euros (US$ 43 milhões).  “Serão dezenas de milhões de euros perdidos”, frisou o CFO.

Os envolvidos brigam (uma vez mais) por contratos concretos de longo prazo, por seus direitos e benefícios referentes às leis trabalhistas francesas e por condições melhores de trabalho. De acordo com o líder da SNPC, união que defende o direito destes profissionais, Christophe Pillet, a Air France teve 60 dias para discutir essa demanda, mas não chegou a um acordo favorável aos profissionais.

O diretor geral da Air France, Frédéric Gagey, por sua vez, reconheceu as dificuldades que a companhia terá por conta de uma paralisação no meio da alta temporada, algo que o executivo já imaginava que impactaria de forma negativa todo o planejamento financeiro da companhia para o período.

Receba nossas newsletters