Air France e KLM trocarão pedidos já realizados de Boeing 787 e Airbus A350 entre elas, a fim de aperfeiçoar as frotas por meio do crescimento acelerado e da harmonização de aeronaves similares em ambas as companhias. A troca significa que, no período de 2021-2023, os seis B787s restantes encomendados para a Air France serão transferidos para a KLM, enquanto os sete A350s da companhia holandesa serão transferidos para a irmã francesa.
“Este é o primeiro passo para harmonizar e simplificar a frota do Grupo Air France-KLM em suas duas maiores companhias aéreas”, declarou o CEO do Grupo, Benjamin Smith.
Hoje, a Air France opera nove Boeing 787-9 e uma aeronave adicional está programada para chegar em maio de 2020, resultando em uma frota de dez Boeing 787-9 no próximo ano. Além disso, a companhia recebe seu primeiro A350-900 em setembro de 2019. Já existe uma encomenda extra com 20 aeronaves confirmada, que serão adicionadas os sete A350s inicialmente destinados à KLM, resultando em um total de 28 aeronaves.
Já a KLM atualmente opera 13 Boeing 787-9 e receberá seu primeiro Boeing 787-10 em junho de 2019. Esta frota crescerá ainda mais, atingindo 21 Boeing 787 até o final de 2020, aos quais serão adicionados outros seis Boeing 787s inicialmente destinados a Air France resultando em um total de 27 aeronaves.