Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Airbus atinge 700 aeronaves na América Latina e celebra domínio do A320neo

Arturo Barreira, presidente da Airbus para América Latina e Caribe

Arturo Barreira, presidente da Airbus para América Latina e Caribe (Eric Ribeiro/M&E)

BRASÍLIA – Presente na América Latina com mais de 700 aeronaves em serviço e outras 1,2 mil comercializadas, a Airbus aproveitou o Fórum ALTA Airline Leaders 2019 para reafirmar seu compromisso com o continente. A fabricante tem hoje 60% de participação de mercado na frota de aeronaves comerciais em toda a região. Somente no Brasil, são mais de 40 anos de história e mais de 170 aeronaves atualmente em serviço.

“Um Airbus aterrissa ou decola no mundo a cada 1,4 segundos”

Quem liderou a apresentação da Airbus neste Fórum ALTA foi o próprio presidente da Airbus para América Latina e Caribe, Arturo Barreira. O executivo celebrou os 50 anos de história da Airbus e dos 40 anos presentes no mercado brasileiro, bem como as conquistas alcançadas este ano e no acumulado de quase meio século de história. “Estamos chegando aos 50 anos este ano, ficando velhos, mas a inovação sempre está em nosso DNA, com a entrega de produtos inovadores, com os mais avançados materiais, para a criação de novas aeronaves”, disse.

Mais de 700 Airbus em operação na América Latina

A operação de aeronaves Airbus na América Latina cresceu 86% nos últimos anos, o que fez a idade média da frota de aeronaves passar de 16 para dez anos, número bem abaixo de frotas de outras regiões. “Hoje temos 706 aeronaves em serviço na América Latina, além de outras 620 a serem entregues para 16 diferentes operadores. São 25 anos de crescimento acumulado na região, com 1.215 ordens de encomenda recebidas de 2007 a 2019, número que faz parte do marketshare de 67% de todas as ordens líquidas da região desde 1994”, finalizou.

Os 40 anos de Brasil

Arturo

Arturo Barreira, da Airbus (Eric Ribeiro/M&E)

Arturo ainda celebrou os 40 anos de história no Brasil, com a presença de aeronaves comerciais, helicópteros e um centro de treinamento para pilotos em parceria com a Azul, a marca global de 12 mil aeronaves entregues, e o total de 19.477 ordens de encomenda e 12.334 entregas realizadas em sua história, além dos atuais 7.133 jatos em sua atual carteira de pedidos firmes (backlog). Outro dado curioso revelado pelo presidente é que um Airbus aterrissa ou decola no mundo a cada 1,4 segundos.

O domínio do A320neo

“Já dominamos cerca de 60% do marketshare do segmento de single-aisle até setembro”, disse o presidente da Boeing para América Latina, ao comparar o A320neo com o B737 MAX.

Arturo também alfinetou a Boeing ao revelar a participação dominante do A320neo no segmento de aeronaves de corredor único (single-aisle). “Desde que lançamos o A320neo, temos 6.660 ordens de encomenda para a nova aeronave (contra 4.930 do B737 MAX, como mostrava sua apresentação), e já dominamos cerca de 60% do marketshare do segmento até o fim de setembro”, afirmou o presidente da Airbus para América Latina e Caribe. “Na região, dominamos 70% das encomendas de single-aisles, se comparado com a Boeing”, completa.

A ausência do B737 MAX

A paralisação das operações do B737 MAX em todo o mundo, desde março, não trouxe nenhum ganho à Airbus. Ao M&E, Arturo afirmou que é uma pena ver uma aeronave como esta parada desde o começo do ano. “A volta da aeronave ao serviço é bom para todos. É bom para nós, bom para Embraer, bom para os operadores, porque prezamos pela segurança em primeiro lugar. E neste meio tempo, desde março, não podemos ter nenhum ganho ou vantagem com relação a isso, porque o período é muito curto para um operador decidir ou não sobre o futuro da frota e a escolha da aeronave”, frisou.

O M&E é media partner do Fórum ALTA Airline Leaders 2019 e viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e do Nobile Monumental Brasília

Receba nossas newsletters