Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Airbus prevê mercado de US$ 4,6 tri em 20 anos para serviços de aeronaves

Airbus inaugura quarta linha de produção da Família A320 em Hamburgo

Fabricante quer impulsionar sua estratégia para agregar valor aos clientes e atingir US$ 10 bi em receita de serviços na área comercial na próxima década

A mais recente Previsão de Serviços Globais da Airbus prevê um mercado global no valor de US$ 4,6 trilhões para serviços no segmento de aeronaves comerciais de 2018 a 2037. A nova análise se baseia em uma segmentação de mercado de três vertentes, focando respectivamente nas aeronaves, operações de companhias aéreas e experiência dos passageiros.

CICLO DE VIDA

Serviços para aeronaves que giram em torno do seu ciclo de vida representam o maior segmento em crescimento e incluem manutenção, acesso a peças para substituição, ferramentas, treinamento técnico e upgrades do sistema. Tudo isso é necessário para manter as aeronaves das companhias aéreas no ar. Esse mercado representa um valor cumulativo de US$ 2,2 trilhões no período de 20 anos, indo de US$ 76 bilhões em 2018 para mais de US$ 160 bilhões por ano em 2037.

OPERAÇÃO DO VOO

A próxima grande categoria diz respeito a serviços de operações de voo, tais como treinamento de pilotos e soluções para planejamento de voo, que responderão por um gasto cumulativo de US$ 1,5 trilhões nos próximos 20 anos. Espera-se que as frotas mais que dobrarão dentro desse período, atingindo o número de 48 mil aeronaves. Com base nesses números, a Airbus estima que o mercado precisará de 540 mil novos pilotos nos próximos 20 anos. Essa tendência implica também o uso de meios mais modernos de treinamento que contam com novas tecnologias digitais.

EXPERIÊNCIA DO PASSAGEIRO

O terceiro componente do mercado global de serviços envolve a experiência dos passageiros, representando um valor cumulativo estimado de US$ 0,9 trilhões nesse período de 20 anos. Isso abrange os serviços necessários para otimização da experiência de voo, incluindo upgrade das cabines, treinamento da tripulação, entretenimento de bordo, conectividade e reservas. Espera-se que esse segmento mais do que dobre nos próximos 20 anos, aumentando dos atuais US$ 27 bilhões para quase US$ 70 bilhões. Uma das principais tendências é o crescimento exponencial da conectividade ininterrupta, à medida que cada vez mais passageiros passarão a gerenciar suas viagens utilizando aparelhos smart, que oferecem todas as informações necessárias sobre aeroporto, conexões, bagagem etc. em tempo real.

US$ 10 BI EM RECEITA

Depois de apresentar 18% de crescimento anual na receita de serviços nos últimos dois anos, a Airbus almeja agora triplicar sua receita de serviços, saltando de mais de US$ 3,2 bilhões em 2017 para alcançar US$ 10 bilhões em receita de serviços no segmento comercial na próxima década. A Airbus também expandirá seu portfólio atual de serviços para atender plataformas que não são da Airbus, já que 62% de sua frota total é operada por companhias cujas frotas são compostas por aeronaves de diferentes fabricantes. Outra faceta do crescimento da Airbus é sua presença local crescente. O segmento de serviços globais da Airbus já abrange 65 localidades ao redor do mundo, incluindo 17 centros de treinamento e continua a crescer.

Receba nossas newsletters