Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Com futuro indefinido, Alitalia pode perder 700 mil euros/dia

O resultado do mês de junho é o maior número mensal desde 2009

Alitalia busca planos de estatização para trazer mais segurança ao futuro da empresa.

Com o fracasso do processo de resgate da Alitalia e com a recusa do Governo Italiano em voltar a adiar o deadline para o recebimento de propostas, representantes sindicais da Alitalia agora pedem ao Ministério de Desenvolvimento Econômico da Itália para que seja apresentado um plano de estatização da empresa.

A intenção é trazer alguma certeza para o futuro da companhia, que já estima uma perda de 700 mil de euros por dia, segundo fontes do setor. Desde quando o grupo entrou em administração especial, em 2017, até o mais recente 21 de novembro, momento em que o prazo para receber ofertas vinculativas e apresentar o referido plano industrial expirou, a Alitalia vem acumulando 900 milhões de euros em empréstimos do Governo Italiano, que está sendo investigado pela Comissão Europeia.

O ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Stefano Patuanelli, afirmou que o governo não tem a intenção de romper com a Alitalia e propõe até uma nova injeção de cerca de 400 milhões de euros. Já o o líder do sindicato dos transportes FILT-CGIL, Fabrizio Cuscito, diz que a participação do Estado seria “positiva”, dado que outros operadores europeus, mesmo os maiores, têm envolvimento do governo, e a estratégia de buscar uma solução no mercado “não rendeu” para a Alitalia. Isso pode ser realizado porque, até agora, a tentativa de formação de um consórcio com a participação de grandes operadores para assumir a companhia, não funcionou.

Receba nossas newsletters