Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Consórcio investidor perde força e futuro da Alitalia segue indefinido

O plano de resgate que definirá o futuro das operações da Alitalia, liderado pela Ferrovie dello Stato, não está em condições adequadas de ser implementado no atual momento para a completa e já aguardada reestruturação da companhia. A informação foi confirmada pela própria Ferrovie, em comunicado divulgado nessa quarta-feira (20), um dia antes do deadline que encerraria as propostas pelo resgate da estatal italiana.

O resultado do mês de junho é o maior número mensal desde 2009

Um novo deadline, que seria o oitavo seguido, provavelmente será aceito pelos atuais administradores, à frente da Alitalia desde 2017

As observações feitas pela Ferrovie sugerem que o plano de resgate está caindo por terra, bem como divulgado pelo portal italiano II Messaggero. A afirmação ocorre um dia após o grupo Atlantia, que estava na jogada ao lado da própria Ferrovie, afirmar que não estava mais pronto para fazer parte do consórcio. No começo do mês, até a Lufthansa tinha demonstrado certo interesse no plano de resgate, esfriando com isso as intenções da Delta.

O ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Stefano Patuanelli, por sua vez, afirmou que existe uma margem otimista nas negociações com a Delta Air Lines e Lufthansa. Um novo deadline, que seria o oitavo seguido, provavelmente será aceito pelos atuais administradores, à frente da Alitalia desde maio de 2017. Serão mais 20 dias abertos às propostas, ainda dentro do cronograma de entregar as operações em março de 2020.

Enquanto a Delta confirmou seu desejo de ter certa participação na nova companhia, com possíveis investimentos de US$ 111 milhões em troca de 10% dos papéis da Alitalia, a Lufthansa, por sua vez, não entraria imediatamente com investimentos e proporia ainda a criação de acordos comerciais. Já a Ferrovie dello Stato afirmou que segue compromissada em salvar a Alitalia, mas aguarda indicações de administradores para decidir quais medidas tomar.

Receba nossas newsletters