Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Política

Exigência de vistos para tripulantes vai impactar setor de cargas no Brasil, diz Alta

redim 20150127163250 sao paulo guarulhos Exigência de vistos para tripulantes vai impactar setor de cargas no Brasil, diz Alta

Nova regra já impacta os contratos de transporte aéreo de cargas no Brasil (Divulgação)

A alta temporada de viagens para os Estados Unidos pode se tornar um problema a partir de 10 de janeiro, quando estará de volta a obrigatoriedade do visto para o ingresso no Brasil de visitantes portadores de passaporte dos Estados Unidos, Canadá e Austrália. Isto porque tripulantes norte-americanos, canadenses e australianos também precisarão de vistos para entrar no Brasil, diferente das regras que tinham sido estabelecidas lá em 2005 antes deste retorno da exigência.

A nova regra, inclusive, vai impactar os contratos de transporte aéreo de cargas no Brasil, como afirma o CEO da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), José Ricardo Botelho, em entrevista ao portal Broadcast. Botelhou revelou que a exigência atingirá mais de 100 mil tripulantes de American Airlines, Delta, United, Air Canadá, além do setor de logística como a Fedex, UPS, DHL, Cargolux, Qatar Cargo, Emirates Cargo, e várias outras, que hoje tem quase 100% da tripulação americana.

A Alta informou ainda que são operados 800 voos mensais de passageiros entre Brasil e Estados Unidos com tripulação norte-americana e 98 com tripulação canadense. Os voos de carga entre Estados Unidos e Brasil chegam a 271 por mês.

Tripulantes em serviço dos Estados Unidos, Canadá e Austrália estavam isentos de visto desde o decreto de 1413/1995. A normativa está alinhada com a Convenção de Chicago, da qual o Brasil é signatário, que define regras para facilitar o transporte aéreo. Aliás, mesmo antes, um outro decreto (32.040/1952) tinha o mesmo tom, confirmando que a tradição brasileira, há 70 anos, tem sido a mesma: isenção de visto e passaporte para tripulantes, em nome da facilitação do transporte aéreo.

Receba nossas newsletters