Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Política

Exigência de visto para tripulantes de EUA, Canadá e Austrália ameaça fluxo de voos no verão

aeroporto guarulhos eric ribeiro airport passageiro Exigência de visto para tripulantes de EUA, Canadá e Austrália ameaça fluxo de voos no verão

Com isso, mais da metade da oferta de voos entre Brasil e América do Norte, que hoje é realizada por tripulação estrangeira, pode ser afetada em meio a temporada de verão 2023/2024 (Eric Ribeiro/M&E)

Tripulantes norte-americanos, canadenses e australianos estão inclusos no decreto do Ministério das Relações Exteriores sobre a necessidade de vistos para cidadãos provenientes destes três países, como informa O Globo. A obrigatoriedade do visto para o ingresso no Brasil de visitantes portadores de passaporte dos Estados Unidos, Canadá e Austrália começa no dia 10 de janeiro de 2024. Até então, a medida estava prevista para vigorar a partir de 1º de outubro.

O jornal informa que o “setor só tomou conhecimento de que os tripulantes estariam dentro da nova regra na semana passada, em uma reunião com o MRE” e agora “teme que não haja tempo hábil para processar os pedidos de visto”. Com isso, mais da metade da oferta de voos entre Brasil e América do Norte, que hoje é realizada por tripulação estrangeira, pode ser afetada em meio a temporada de verão 2023/2024.

Ainda como informou o jornal O Globo, o Alta, Iata e Jurcaib já enviaram carta aos ministros da Casa Civil, Portos e Aeroportos, Segurança Pública e Turismo, ao vice-presidente e também ministro do Desenvolvimento Geraldo Alckmin, Anac e Secretaria da Aviação Civil, pedindo a volta das regras estabelecidas no decreto de 1995, que exigia vistos apenas de turistas, e não de tripulantes aéreos em serviço.

Receba nossas newsletters