Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

América Latina e do Norte são as únicas regiões com demanda aérea acima do pré-pandemia

A demanda global por transporte aéreo cresceu 28,4% no terceiro trimestre de 2023, em relação ao mesmo período do ano anterior, levando o tráfego de passageiros praticamente aos níveis pré-pandemia (-3,7% em relação ao 3T19). A recuperação acabou sendo impulsionada, predominantemente, pelos mercados domésticos mais resilientes como Estados Unidos, China, Índia e Brasil. É o que constata o Country Director da Associação Internacional do Transporte Aéreo no Brasil (Iata), Dany Oliveira.

1701109073053 América Latina e do Norte são as únicas regiões com demanda aérea acima do pré-pandemia

A recuperação acabou sendo impulsionada, predominantemente, pelos mercados domésticos mais resilientes como Estados Unidos, China, Índia e Brasil (Divulgação)

“A China se destacou com um aumento de 17,4% em relação aos níveis de 2019, enquanto as empresas aéreas da América Latina e do Norte mantiveram o crescimento no 3º trimestre, posicionando-as como líderes na expansão de seus números pré-pandemia. Em média, o tráfego doméstico global aumentou 24,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, superando o nível pré-pandêmico em 7,4%. Em julho de 2023, tivemos um recorde histórico de RPKs domésticos”, destacou Dany.

“A China se destacou com um aumento de 17,4% em relação aos níveis de 2019, enquanto as empresas aéreas da América Latina e do Norte mantiveram o crescimento no 3º trimestre”

O executivo informou ainda que a recuperação do tráfego internacional também progrediu no 3º trimestre, com o total de RPKs internacionais atingindo 90,3% de seu nível de 2019. As empresas aéreas da América do Norte superaram seus níveis de tráfego internacional pré-pandemia, enquanto as empresas do Oriente Médio e América Latina ficaram bem próximas da recuperação total neste trimestre.

“A principal lacuna de recuperação ainda permanece na Ásia-Pacífico, onde, apesar de ter quase dobrado em relação ao último ano, os RPKs internacionais continuam em 76,5% de seu nível pré-pandemia. A perspectiva para 2024 permanece amplamente positiva, com uma recuperação total do tráfego em todas as regiões do planeta”, finalizou Dany.

Receba nossas newsletters