Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Tecnologia

Anac prospecta potencial de produção de bioquerosene de aviação no Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério da Infraestrutura (Minfra) visitaram a usina de biodiesel da Granol, em Anápolis (GO), para conhecer e prospectar o potencial de produção de bioquerosene de aviação (BioQAV) no Brasil. O uso do BioQAV ou SAF (tradução em inglês) é apontado como uma alternativa para reduzir as emissões do transporte aéreo e contribuir para a mitigação das mudanças climáticas.

615667b8-d645-4c0a-82ec-3dc7b1cfcc7f

Usina de biodiesel da Granol, em Anápolis (GO)

A agenda contou com a presença de técnicos da Anac; do diretor da Agência, Rogério Benevides; do secretário-executivo do Minfra, Marcelo Sampaio; do diretor de Biocombustíveis de Aviação da Ubrabio e do representante da Gol Linhas Aéreas, Pedro Scorza; do diretor da Granol, Diego Ferrés; do diretor da Ubrabio, Donizete Tokarski, além de representantes do Ministério de Minas e Energia (MME) e pesquisadoras das universidades federais da Paraíba e do Rio Grande do Norte que integram a Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Renováveis para a Aviação.

A visita é parte da pauta de sustentabilidade e meio ambiente da Anac, na contribuição da transição energética do setor, na adoção de boas práticas de gestão ambiental e na viabilidade do uso de combustíveis sustentáveis no transporte aéreo. A promoção do desenvolvimento sustentável na aviação é objetivo estratégico da Anac, em consonância com o Corsia – o Esquema de Compensação e Redução de Carbono de Aviação Internacional, implementado no âmbito da OACI.

“Temos a necessidade, como sociedade, de atuarmos responsavelmente na questão ambiental. Dominamos a tecnologia de produção de biocombustíveis em larga escala e possuímos biomassa disponível. Há um grande potencial para uma política setorial no país que viabilize a produção de bioquerosene de aviação (BioQAV) no Brasil, gerando novos empregos e trazendo benefícios econômicos, ambientais e sociais”, afirma o diretor da Anac, Rogério Benevides de Carvalho.

No evento, foram discutidos temas como mudanças climáticas e sustentabilidade, reforçando o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance), além das tecnologias, matéria prima, infraestrutura de produção e políticas públicas necessárias para o uso de biocombustíveis no país. A usina visitada, que faz parte da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), é a segunda no ranking de capacidade e quarta em produção de biocombustível no país.

Alta reafirma apoio à produção de bioquerosene de aviação no Brasil

O diretor de Segurança e Operações da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), Virgínio
Corrieri, também participou da visita à usina representando a Alta, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e International Air Transport Association (Iata)

“Os SAF são uma solução para acelerar a descarbonização de forma eficiente, pois têm potencial de reduzir em até 80% a emissão de gases poluentes de um avião com o tanque cheio”, afirmou José Ricardo Botelho, CEO da Alta.

Receba nossas newsletters