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Aviação

Após 2015 difícil, Bombardier quer retomar lucros na aviação comercial

fabricante terá uma queda na produção de seus jatos de 80 para 50 aeronaves por mês este ano

fabricante terá uma queda na produção de seus jatos de 80 para 50 aeronaves por mês este ano


A canadense Bombardier divulgou esta semana que registrará encargos especiais no valor de US$ 278 milhões para área de aeronaves comerciais ao revelar os resultados financeiros referentes ao último trimeste de 2015 no mês que vem. Esses encargos especiais vêm logo após a companhia restruturar toda o time de vendas e chegar a acordos com seus consumidores que levaram a um cancelamento de 24 ordens firmes de encomenda e 30 opções por seus jatos.

O presidente da Bombardier Business, David Coleal, afirmou que a companhia está mudando seu time de vendas a fim de focar nos relacionamentos diretos com seus clientes, diferente dos representantes de vendas e distribuidores terceirizados que serão extintos. “Este fator aliado a uma transformação robusta dos planos da Bombardier aumentará nossa lucratividade a longo prazo”, disse Coleal.

A Bombardier enfrentou uma onda de más notícias no ano passado em relação a sua divisão de aeronaves comerciais, ao começar janeiro anunciando um ajuste decrescente de US$ 1,2 bilhão no valor de seus ativos relacionados a “pausa” no programa de desenvolvimento da aeronave Learjet 85. Em julho, a Bombardier anunciava um atraso de dois anos na entrega do Global 7000 por conta da decisão de redesenhar a asa da aeronave. No mesmo momento, a fabricante anunciava uma queda na produção de seus jatos de 80 para 50 aeronaves por mês já para este ano.

Em outubro, finalmente a Bombardier terminou o programa do Learjet 85 e anunciou encargos especiais de US$ 1,4 bilhão. Por outro lado, a fabricante não quis detalhar os tipos de aeronaves envolvidas no novo acordo que resultou no cancelamento de 24 ordens de compra no último trimestre. No total, a preços de tabela, os valores chegavam a US$ 1,75 bilhão.

Para Coleal, os cancelamentos devem ter um efeito positivo já que, enquanto a produção cai, os custos da Bombardier têm ultrapassado os valores dos contratos de venda. Esses slots de produção, a partir de agora, podem ser preenchidos por encomendas com uma maior margem de lucro. “Ao restruturar esses acordos comerciais , iremos fortalecer ainda mais nosso negócio e solidificar nossa lucratividade a longo prazo”, finalizou o presidente. ​

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