Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Avianca Brasil confirma pedido de recuperação judicial

Companhia negocia com fornecedores de leasing sobre entrega de aeronaves

Cancelamentos de voos poderiam atingir mais de 77 mil passageiros

A Avianca Brasil entrou nesta terça-feira (11) com um pedido de recuperação judicial na 1ª Vara Empresarial de São Paulo, que solicita “que todas as ações e execuções em curso em face das requerentes sejam suspensas” e que a Anac mantenha provisória e cautelarmente todas as concessões e autorizações concedidas.

Avianca Internacional: Ocean Air (Avianca Brasil) tem operação independente
Veja abaixo a nota oficial abaixo:
Recuperação Judicial da Avianca Brasil impede que aeronaves sejam devolvidas; veja documento

O pedido solicita ainda que a companhia possa continuar utilizando toda infraestrutura de aeroportos no Brasil e no exterior que são necessárias à prestação de serviços aos seus passageiros.

A Recuperação Judicial foi especulada pela imprensa durante toda esta terça-feira (11). No entanto, a companhia só confirmou a informação há poucos minutos. O objetivo da recuperação judicial é permitir que a empresa siga funcionando para conseguir honrar com as dividas e permite ainda que as aeronaves reivindicadas pelas fornecedoras de leasing não sejam entregues imediatamente. No entanto, é possível que alguns voos sejam afetados.

Segundo notícias veiculadas nos últimos dias, a Avianca Brasil possui uma dívida de quase R$ 100 milhões com os aeroportos brasileiros, públicos e privados. Caso o pedido não seja atendido, a companhia terá que devolver 8 aviões e cancelar diversos voos, que podem afetar até 77 mil passageiros.

A Avianca teve um crescimento rápido nos últimos anos, chegando em 2018 a um share de 13,55% no nacional e 7,72% no internacional. Nos últimos dois anos, o destaque foi a internacionalização, com o início de voos para Miami, Nova York e Santiago.

NOTA OFICIAL:

“Avianca Brasil comunica que, devido à resistência de arrendadores de suas aeronaves a um acordo amigável, entrou com um pedido de recuperação judicial para proteger os seus clientes e passageiros. Como primeira decisão da Justiça, teve seus pedidos garantidos, como a liberação de sua frota para o cumprimento de todos os voos programados, nos aeroportos onde opera.

A companhia reforça que suas operações não serão afetadas. Os passageiros podem ter absoluta tranquilidade em fazer suas reservas e adquirir seus bilhetes, pois todas as vendas serão honradas e os voos mantidos.

A Avianca Brasil continuará atendendo todos clientes, voando para todos os destinos com a qualidade e excelência pela qual é conhecida.”

Receba nossas newsletters