Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Avianca Brasil inova e forma primeira equipe de pilotos composta por mulheres

Pilotas recém-formadas  pela Avianca

Pilotas recém-formadas

A Avianca Brasil realizou nesta quarta-feira (11), de forma inédita, a formatura da primeira turma de pilotos composta apenas por mulheres. A iniciativa faz parte do programa Donas do Ar, que tem como objetivo buscar a igualdade de gêneros no ambiente de trabalho. A cerimônia ocorreu em São Paulo, no espaço 011 e serviu para homenagear as 16 pilotas, que poderão voar pela companhia em breve.

O programa Donas do Ar nasceu de outra iniciativa, a Donas da Rua, criado pela Maurício de Sousa Produções com o objetivo de buscar o respeito e a igualdade de oportunidades para todos. O projeto foi criado e planejado seguindo três etapas: contratação de pilotas, transformação social e disseminação dos conceitos de diversidade e inclusão. A companhia aumentou a divulgação de vagas em escolas de aviação e arcou com o custo de parte das horas de vôo em simuladores, que são necessárias para a formação das pilotas.

O presidente da Avianca Brasil, Frederico Pereira, comemorou o sucesso da iniciativa. “Quando começamos o projeto, em 2017, menos de 2% do nosso quadro de tripulantes técnicos era formado por mulheres. Após o início do programa, essa porcentagem subiu para 5%, a maior entre as empresas brasileiras.”

O evento também contou com participações importantes de mulheres como Glória Maria, jornalista da TV Globo, Mônica Sousa, diretora executiva da Maurício de Sousa Produções, Jaqueline Amorim, Comandante da Avianca Brasil e Patrícia Nicieza, diretora de RH da empresa. Elas foram convidadas para participar de um bate-papo mediado pela jornalista Mônica Salgado, para discutir a equidade de gênero no mercado de trabalho.

Receba nossas newsletters