Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Tecnologia

Avianca é a primeira a operar voos em condições de mau tempo no Brasil

Comandante Raniero e José Efromovich

Comandante Raniero e José Efromovich

A Avianca Brasil acaba de receber da Anac a certificação ILS CAT III A (sistema de aproximação por instrumentos) para poder pousar no Aeroporto de Guarulhos sob condições visuais restritas até 200 metros. A companhia é a primeira no país a operar voos domésticos nessas condições, mesmo em momentos de nevoeiros. Assim, a Avianca reduzirá a necessidade de alterar e mesmo concelar voos em função do mau tempo. No total, foram investidos R$ 4,5 milhões para a implementação do sistema que já está em operação desde o último dia 20.

Segundo José Efromovich, presidente do Conselho, as 41 aeronaves da companhia estão equipadas com o novo sistema e os mais de 400 pilotos já foram capacitados para operá-lo. “Desde 2008, quando reestruturamos a empresa e começamos a encomenda dos Airbus para nossa frota, já colocamos em nosso planejamento a operação dessa tecnologia e o treinamento dos pilotos”, comentou.

De acordo com o Comandante Norberto Raniero, diretor de Operação de Voos, o sistema de aproximação por instrumento ILS CAT III A é o sistema mais preciso que existe no país. Porém, no Brasil, somente o Aeroporto de Guarulhos possui certificação dessa categoria Alfa. “O objetivo do CAT é possibilitar um nível de segurança adequado para pouso quando há baixa visibilidade, evitando transtornos para o passageiros e as companhias que precisam redirecionar seus voos ou mesmo cancela-los”, disse.

Segundo o presidente e o comandante, o investimento é significativo para a companhia, sendo uma ferramenta segura e eficiente, que está alinhada com a reestruturação da empresa em oferecer aos seus clientes um diferencial em seus produtos.

Receba nossas newsletters