Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Azul e Avianca comemoram decisão da Anac sobre Congonhas

A Azul e a Avianca comemoram novos slots em Congonhas e já programam novas rotas a partir de São Paulo

A Azul e a Avianca comemoram novos slots em Congonhas e já programam novas rotas a partir de São Paulo

A decisão da Anac de conceder novos slots para a Azul e Avianca, em Congonhas foi comemorada hoje pelas duas companhias. Segundo Antonio Américo, diretor Comercial da Azul, a medida permite que a empresa planeje novos voos com saídas de São Paulo. “Esse era um pleito antigo da Azul que só tinha autorização para uma operação isolada aos sábados. Agora a coisa muda de figura e estamos falando do principal aeroporto do país”. Em relação aos novos voos o dirigente disse que o procedimento inicial é definir horários autorizados pela Anac. “Só depois disso poderemos entrar com os pedidos das novas operações”, adiantou.

A medida foi divulgada hoje (09/10) pela Anac. A Azul ganhou 26 slots, o que permitirá que sua participação total nas operações de Congonhas chegue a 5%. Já a Aviança que tinha 24 autorizações ganhou mais 17 e passa a totalizar 41, o que representa um aumento de 5% para 7% no total das operações. Segundo as normas da Anac, o novo sistema de distribuição dos slots passa a vigorar inicialmente no período entre 27 de outubro a 29 de março de 2015, podendo após isso ser modificado de acordo com os critérios como pontualidade, eficiência e regularidade.

A nova distribuição para o Aeroporto de Congonhas foi realizada de acordo com as diretrizes da Resolução n°3/2014, do Conselho de Aviação Civil (CONAC), e com as regras da Resolução nº 336/2014, da ANAC. Os slots diários são provenientes do rearranjo da capacidade de pista para a aviação comercial somados a dois slots remanescentes do banco de slots (retirados de empresas que deixaram de operar no aeroporto). As empresas contempladas poderão pedir alterações dos seus horários de pousos e decolagens a qualquer tempo, desde que dentro da capacidade operacional do aeroporto.

O objetivo das novas regras para utilização do Aeroporto de Congonhas é incentivar uma maior concorrência e, em consequência, menores preços ao consumidor, sem representar um aumento da capacidade do aeroporto, que permanece operando dentro das regras de segurança da aviação civil. A aviação geral já usa exclusivamente a pista auxiliar e também continuará sendo atendida na pista principal do aeroporto. Os slots da aviação geral são analisados pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Comando da Aeronáutica.

Receba nossas newsletters