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Aviação / Destinos

Azul implanta programa de uso consciente de combustível nos aeroportos de Natal e São Luís

Atuacao em solo para APUZero3 Azul implanta programa de uso consciente de combustível nos aeroportos de Natal e São Luís

A previsão é de que, até o final do ano, 20 dos principais aeroportos do Brasil já estejam preparados para apoiar e adotar o APU Zero(Divulgação)

Azul, Aeroporto Internacional de Natal, localizado em São Gonçalo do Amarante (RN), e o Aeroporto de São Luís, no Maranhão, passaram a adotar o conjunto de ações para reduzir ao máximo o uso do APU durante o momento do embarque e desembarque dos voos da companhia. Com essa decisão, a principal base da Azul no Rio Grande do Norte integra agora a lista das 16 bases da Azul no país que colaboram para reduzir em até 73% o uso de querosene das aeronaves enquanto elas estão em solo.

O Auxiliary Power Unit (APU) – ou, em português, Unidade Auxiliar de Energia – é um motor auxiliar, geralmente localizado na cauda de alguns aviões, e que é acionado para manter os sistemas ligados quando a aeronave está em solo. Com isso, os voos da Azul são imediatamente recebidos com fonte externa de energia elétrica e ar-condicionado, sem que o APU seja ligado e consuma parte do combustível da aeronave.

O programa APU Zero já completou um ano. A primeira base a aderir ao APU Zero em abril de 2022 foi o Aeroporto de Viracopos (VCP). Atualmente, já são 16 bases pelo país: incluindo além de VCP e, agora, Natal, São Luís (SLZ), Vitória (VIX), Goiânia (GYN), Curitiba (CWB), Belém (BEL), Florianópolis (FLN), Congonhas (CGH), Confins (CNF), Brasília (BSB), Rio de Janeiro (SDU), Cuiabá (CGB), Recife (REC), Salvador (SSA) e Manaus (MAO). A previsão é de que, até o final do ano, 20 dos principais aeroportos do Brasil já estejam preparados para apoiar e adotar o APU Zero.

Em parceria com a Azul Linhas Aéreas, o Aeroporto Internacional de São Luís – Marechal Cunha Machado, localizado a 13km do centro da capital maranhense, passa a adotar o conjunto de ações para reduzir ao máximo o uso do APU durante o momento do embarque e desembarque dos voos da companhia.

“O uso de APU em solo, nas bases que adotam o nosso programa, caiu de 42%, em abril do ano passado, para 14%, em abril deste ano. E isso resultou em uma diminuição de 73% no combustível consumido em solo –o que evitou a emissão de 49 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Só em nossa base de Natal (NAT), a previsão é de que o uso de APU – que hoje é de 73% — caia em breve para 32%”, disse Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul.

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