A Azul Linhas Aéreas anunciou, nesta quinta-feira (13), a finalização do processo de estruturação financeira que começou com o acordo com empresas de arrendamento e fabricantes de aeronaves, cuja medida trouxe uma melhora significativa na geração de caixa da empresa, bem como a troca de títulos de detentores, com vencimento em 2024 e 2026, e, mais recentemente, o lançamento de uma oferta pública de novos títulos com vencimento em 2028.
Em coletiva de imprensa, o CEO da Azul, John Rodgerson, não conseguiu esconder a satisfação de colocar a companhia aérea de volta à rota de crescimento. “Finalizamos a estruturação financeira, levantamos US$ 800 milhões e estamos prontos para crescer de novo. Hoje é o fim deste processo, que começou com a pandemia, sem ajuda governamental, sobrevivendo 1,5 ano sem receita. Trata-se da a maior captação financeira da história da Azul”, disse ele.
“Finalizamos a estruturação financeira, levantamos US$ 800 milhões e estamos prontos para crescer de novo. Hoje é o fim deste processo”
John Rodgerson lembra que este é um momento que a Azul esperava há muito tempo. “Renegociamos as dívidas com lessores e bancos, enquanto outras concorrentes optaram pelo Chapter 11 e cortaram dívidas porque não eram capazes de pagar. Este é um final de um processo que começamos no início deste ano para termos certeza que todo mundo iria receber o que era devido e para fortalecer a Azul e prepará-la para crescer novamente”, destacou o CEO.
“Essa empresa aguentou tudo isso, graças aos 14 mil tripulantes que se sacrificaram para chegarmos onde chegamos hoje”
Cerca de 80% da dívida da Azul era com os lessores, sem falar nos exchange offers junto aos acionistas porque, segundo John, “ninguém levanta capital novo para pagar os outros”, mas sim para fortalecer a Azul e ter certeza do crescimento. “A equipe toda que está aqui desde a fundação, como eu, Alex Malfitani, Abhi Shah e Jason Ward, passou pelo maior desafio desta indústria, que foi a pandemia, a desvalorização cambial e o preço dobrado do combustível, tudo isso sem receita. Essa empresa aguentou tudo isso, graças aos 14 mil tripulantes que se sacrificaram para chegarmos onde chegamos hoje”, destacou.
O CFO da Azul, Alex Malfitani, detalhou os passos desta estruturação financeira. “Aproveitamos o bom momento do mercado para que pudéssemos conseguir essa injeção de capital novo. Lançamos a oferta nessa quarta-feira (12) e hoje já concluimos a oferta, tendo recebido basicamente três vezes a demanda original que precisávamos captar, com taxas mais favoráveis do que temos visto na região. E hoje concluimos esse processo de capitalização e agora conseguimos eliminar toda aquela dúvida se teríamos saúde e fôlego para continuar. Demonstramos que conseguimos fazer isso de maneira amigável, negociada e comercial”, finalizou.