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Aviação

Azul passa a operar aeronaves Embraer no transporte de carga

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A aeronave de matrícula PR-AYO, que cumpria voos comerciais de passageiros até março, foi adaptada para realizar missões permanentes de carga e logística

A Azul Cargo Express recebeu as certificações necessárias para iniciar as operações com o primeiro jato cargueiro da Embraer em todo o mundo. A aeronave de matrícula PR-AYO, que cumpria voos comerciais de passageiros até março, foi adaptada para realizar missões permanentes de carga e logística. O primeiro voo com a nova aeronave cargueira da empresa aconteceu no último sábado (26), entre Campinas e Teresina.

Além dela, três outros aviões estão em processo de conversão para cargueiros e serão submetidos à aprovação pelos órgãos que regulam o setor. Os quatro cargueiros da Embraer se juntarão aos dois Boeings 737-400F, ampliando para seis o total de aeronaves exclusivamente dedicadas ao segmento de cargas. A empresa conta ainda com cinco aviões modelo ATR quick-change, que são rapidamente convertidos do modo passageiro para cargueiro.

“A demanda para produtos e serviços está aumentando de forma muito forte. Temos vantagens competitivas exclusivas, como nossa malha aérea, a maior do Brasil com mais do que 100 destinos, e nossa frota diversificada. Assim conseguimos entregar pacotes de e-commerce no país de forma única, rápida e segura. Todos os nossos parceiros de e-commerce estão querendo esse tipo de solução e nós estamos prontos para entregar”, diz Izabel Reis, diretora da Azul Cargo Express.

O projeto tem algumas diferenças na comparação com um cargueiro puro, já que a aeronave recebeu apenas algumas adaptações. Nesse caso, foram retiradas grande parte das poltronas, preservando algumas em locais estratégicos, como portas e saídas de emergências. Diferente das aeronaves convertidas para o transporte de cargas paletizadas, esse projeto prevê a acomodação de volumes em espaços determinados, presos com redes específicas para essa finalidade.

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