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Aviação / Turismo em Dados

Azul tem o menor número de reclamações e melhor índice de satisfação do Brasil

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Azul foi a melhor colocada no ranking, por receber apenas 70,4 reclamações a cada 100 mil passageiros

A Gol liderou o número de reclamações de passageiros no 1° trimestre de 2021, com 9.535 reclamações para um total de 4,49 milhões de passageiros transportados, o que cria uma relação de 212,2 reclamações para cada 100 mil pessoas transportadas. Os dados são da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que lançou o Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br – Transporte Aéreo nessa terça-feira (20).

A Latam, com seus pouco mais de 4 milhões de passageiros transportados, recebeu 6.586 reclamações, ou 164,3 reclamações a cada 100 mil passageiros transportados. Já a Azul, que foi líder em volume de passageiros transportados no 1T21,é com folga o grande destaque por ter recebido apenas 3.639 reclamações no 1° trimestre, com mais de 5,1 milhões de passageiros, o que cria uma relação de apenas 70,4 reclamações para cada 100 mil passageiros.

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O prazo médio de resposta da Azul também é menor (em dias)

No boletim, são apresentados os índices de solução e de satisfação, o tempo médio de resposta das empresas e, também, os principais pontos de reclamação dos passageiros sobre os serviços aéreos. Na análise de dados do 1º trimestre de 2021, observou-se uma melhora dos índices de solução e de satisfação, embora o número de manifestações e tempo médio de resposta tenham aumentado em relação ao mesmo período do ano anterior.

O índice de reclamações registradas sobre o transporte aéreo para cada grupo de 100 mil passageiros pagos transportados pelas empresas aéreas foi de 157,3 (contra 71,5 no 1º trimestre do ano passado). Os valores desse indicador foram superiores aos de 2020 em função de um incremento no número de reclamações (+16,3%) e de redução no número de passageiros transportados (-47,3%). Já o tempo médio de resposta, em uma escala que pode ir de 0 a 15, ficou em 6,6 dias (+47,2% em relação ao mesmo período do ano anterior).

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O índice de satisfação da Azul é melhor

Destaques positivos, o índice de solução teve um incremento de 12,3% em relação ao 1º trimestre do ano anterior, ficando em 79,4%; e o índice de satisfação, em uma escala que vai de 1 a 5, fechou em 3,4, uma alta de 21,7%. Entre as maiores empresas brasileiras e estrangeiras, os melhores desempenhos nesses dois índices ficaram com a Azul (90,9% de solução e 4,2 de satisfação) e a Copa (84,2% e 3,43).

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