Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

BSB fecha 2015 com aumento de passageiros e anuncia novidades

O Aeroporto de Brasília encerrou 2015 com 9% de crescimento e 19,8 milhões de passageiros em seu terceiro ano administrado pela Inframerica. Segundo divulgado pela empresa, o aeroporto passa, portanto, a ser o segundo maior Terminal Aéreo do Brasil. Passaram 186.377 aeronaves pelo aeroporto, com destino a mais de 50 cidades no país e seis no exterior, com média de 509 voos por dia. O aumento no número de voos teve um fator essencial: a capacidade da pista, a maior do país, que pode receber um voo por minuto.

“Desde que assumimos a concessão do Aeroporto de Brasília tivemos um crescimento expressivo. Em três anos de administração passamos de pouco mais de 15 para quase 20 milhões de passageiros, uma progressão de mais de 30%. A explicação para essa transformação foi o nosso investimento no desenvolvimento de nova infraestrutura, que criou mais áreas de embarque e mais posições de pátio para as aeronaves com máxima sinergia operacional. Para o final dos próximos 22 anos de concessão a estimativa é que o aeroporto movimente mais de 40 milhões de passageiros”, diz o presidente da Inframerica, o engenheiro José Luis Menghini.

Devido a sua localização, o aeroporto é caracterizado pela conectividade, com 47% dos usuários de 2015 usando o terminal para conexão com outras regiões. As mais buscadas foram Sudeste e Nordeste. Os meses de alta temporada registraram a maior movimentação de passageiros, com 1,80 milhão de usuários em janeiro e 1,91 milhão em julho. A média de fluxo diário em 2015 foi de 54 mil pessoas e os dias mais movimentados foram 20 de julho e 4 de setembro, com quase 70 mil passageiros.

Já a operação internacional teve 712 mil usuários, 13% a mais que em 2014. São 26 voos diretos para seis destinos regulares no exterior, com 120 frequências semanais. “Teremos novidades para 2016 com novos destinos partindo de Brasília. Além disso, iniciaremos uma nova etapa de obras e a área internacional ganhará um novo espaço, mais moderno, com mais conforto, lojas e gastronomia”, antecipa o presidente.

Novidades – Conforme havia sido anunciado, esse ano a Inframerica realizará uma série de obras que transformará o aeroporto, com a ampliação da sala de embarque internacional, Terminal JK, Office Park, Sun Park City Center, Rede Hoteleira e Storage / Self-Storage. O investimento será R$ 3,5 bilhões em todo projeto e a previsão é que seja completo em sete anos. Com um acréscimo de 1.323.808 m² de área construída, o projeto deve empregar mais de 10 mil operários durante o período de construção e, após a conclusão, deve atrair mais de 13 mil novos empregos.

Receba nossas newsletters