Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Turismo em Dados

Carnaval estimula alta no número de turistas internacionais nas principais cidades do país

Como vimos aqui no M&E, o ForwardKeys destacou como a demanda por viagens internacionais ao Brasil durante o primeiro trimestre de 2024 é embalada pela temporada de carnaval do país, atraindo visitantes de todo o mundo. Mas para onde irão todos estes turistas? De uma coisa é certa: o Carnaval estimula o aumento de demanda nas principais cidades do país, como Rio de Janeiro e São Paulo, as portas de entrada do Turismo internacional.

20240131 Brazil series 3 1536x1038 1 Carnaval estimula alta no número de turistas internacionais nas principais cidades do país

Pesquisa revela um pico na procura por voos ao Rio de Janeiro e São Paulo um dia antes do Carnaval começar (Divulgação)

A análise revela um pico nas buscas de voos tanto para o Rio de Janeiro quanto para São Paulo, o que se alinha precisamente com o início do período de carnaval de cada cidade, já que a maioria dos visitantes procura chegar ao destino escolhido no momento em que as comemorações começam. Neste caso, a demanda por viagens para o Rio de Janeiro atingiu o pico de cerca de 5 milhões de pesquisas, em comparação com pouco mais de 3 milhões de São Paulo.

Um pico secundário que ocorre de 3 a 4 dias antes do primeiro dia dos carnavais também é aparente nos dados de pesquisa de voos para ambas as cidades, talvez indicando a data de chegada para os viajantes que planejam estadias mais longas perto dos carnavais, em vez de estadias curtas, em que os visitantes têm maior probabilidade de chegar no início das festividades, maximizando assim o valor da viagem.

20240131 Brazil series 4 1536x996 1 Carnaval estimula alta no número de turistas internacionais nas principais cidades do país

Procura por voos internacionais ao Brasil no período do Carnaval (Divulgação)

AMÉRICA DO NORTE – E neste caso, as pesquisas de voos originários dos Estados Unidos favorecem as maiores cidades do Brasil, sendo os viajantes norte-americanos responsáveis por 19% das pesquisas para São Paulo e 16% das pesquisas para o Rio de Janeiro, refletindo uma maior presença  destes destinos na cabeça dos turistas fora do Brasil.

AMÉRICA DO SUL – O quadro é totalmente diferente na América do Sul, que concentra a maior parte das pesquisas sobre Florianópolis – muito por conta de sua localização acessível a partir dos vizinhos Argentina, Uruguai e Paraguai, bem como relativamente acessível a partir do Chile e da Bolívia.

EUROPA – Os mercados emissores europeus, no entanto, são responsáveis pela maior parte das pesquisas de voos para o Rio de Janeiro (55%), São Paulo (53%) e especialmente Salvador (67%), talvez atribuíveis a uma combinação de turismo de eventos com férias, sendo estas últimas de particular importância para Portugal.

Receba nossas newsletters