Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Destinos / Feiras e Eventos / Turismo em Dados

Carnaval embala alta na procura por viagens ao Brasil no 1T24; EUA, Colômbia e França lideram

CARNAVAL NO RECIFE 2023Foto Ana Azevedo ME 110 2 Carnaval embala alta na procura por viagens ao Brasil no 1T24; EUA, Colômbia e França lideram

ForwardKeys destacou como a demanda por viagens internacionais ao Brasil durante o primeiro trimestre de 2024 é afetada pela temporada de carnaval do país, atraindo visitantes de todo o mundo (Ana Azevedo/M&E)

Na série de estudos formulados pelo ForwardKeys sobre a evolução do Brasil no mercado turístico internacional em 2024, já vimos que turistas de Estados Unidos, França e Portugal lideram procura por viagens neste Carnaval. Vimos também que o Brasil terá um ‘louvável’ crescimento de 21% de turistas internacionais neste primeiro trimestre. E com média de 21 noites, são os europeus os que mais aproveitarão o nosso país durante suas viagens.

E no mais recente estudo revelado pela empresa, destaque para o efeito da Temporada de Carnaval nas buscas de voos para o Brasil. Após a recuperação das viagens aéreas internacionais pós-pandemia, um dos principais impulsionadores das viagens internacionais é o turismo de eventos, como o Carnaval. Por conta disso, o ForwardKeys destacou como a demanda por viagens internacionais ao Brasil durante o primeiro trimestre de 2024 é embalada pela temporada de carnaval do país, atraindo visitantes de todo o mundo.

Um indicador-chave da procura futura de viagens é o volume de pesquisas na internet feitas sobre voos para um destino específico. E a análise dos dados de pesquisa de voos para o Brasil com partida durante o primeiro trimestre de 2024 revela mudanças significativas em relação ao mesmo período de 2023. Vemos acima que todos os principais países emissores registram alta nas buscas por viagens ao Brasil, com exceção da Alemanha apenas para o mês de fevereiro, mas são as Américas que dominam o crescimento.

20240131 Brazil series 2.1 Carnaval embala alta na procura por viagens ao Brasil no 1T24; EUA, Colômbia e França lideram

Países que mais cresceram nas buscas por viagens ao Brasil no primeiro trimestre de 2024 e apenas no mês de fevereiro (Divulgação)

Mas o crescimento excepcional nas pesquisas foi mesmo dos EUA (+87%), Colômbia (+82%) e França (+62%) e aumento do interesse de outros mercados europeus, como o Reino Unido (+48%) e a Itália (+39%), bem como dos mercados regionais Chile (+45%) e Argentina (+42%), indicando um interesse renovado no Brasil tanto para operações de longo curso e viagens de curta distância.

“Este crescimento é, pelo menos em parte, atribuível a um aumento no interesse dos viajantes em participar dos muitos carnavais do Brasil, que tradicionalmente acontecem entre fevereiro e início de março. Uma análise mais detalhada dos dados apoia este fator, com o crescimento na intenção de viagem em fevereiro superando a média do primeiro trimestre nos principais mercados de origem por parcela de pesquisas: +105% versus +87% para os EUA e +29% versus +24% para Portugal”, destacou o estudo.

Receba nossas newsletters