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Aviação

Carteira de pedidos da Embraer atinge US$ 16,2 bilhões no 3T19

Embraer fecha contrato de manutenção com a Horizon Air

A Embraer, no entanto, registrou prejuízo líquido de R$ 314,4 milhões no 3T19

A Embraer divulgou os resultados financeiros referentes ao terceiro trimestre de 2019. No período, a fabricante entregou 17 aeronaves comerciais e 27 executivas (15 jatos leves e 12 grandes), enquanto a carteira de pedidos firmes (backlog) atingiu US$ 16,2 bilhões. A Embraer, no entanto, registrou prejuízo líquido de R$ 314,4 milhões (-R$ 0,43/ação) no 3T19. O prejuízo líquido ajustado (excluindo-se impostos diferidos e itens especiais) foi de R$ 191,7 milhões (-R$ 1,04/ação). No 3T18, o prejuízo líquido ajustado foi de R$ 73,8 milhões.

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Principais indicadores financeiros do 3T19

O EBIT[1] e EBITDA² foram de R$ (80,4) milhões e R$ 75,0 milhões, respectivamente, levando a uma margem de -1,7% e 1,6%. Em nota, a Embraer informou que o “resultado do trimestre foi impactado pelos custos de separação do negócio de Aviação Comercial da Companhia que foi de R$ 138,1 milhões”. Já nos primeiros nove meses de 2019 (9M19), o EBIT e o EBITDA foram de R$ (33,0) milhões e R$ 454,9 milhões, com margens de -0,2% e 3,4%, respectivamente. No mesmo período, os custos de separação foram de R$ 253,5 milhões;

Projeções

Dado o novo cronograma de fechamento da parceria estratégica entre Embraer e Boeing, agora prevista para ocorrer no início de 2020 (sujeito à aprovação das autoridades antitruste e à satisfação de outras condições habituais), a Embraer atualizou suas projeções para 2019 e 2020:

  • Para 2019, a receita líquida deve se manter entre US$ 5,3 a US$ 5,7 bilhões e a margem EBIT próxima de zero, enquanto as estimativas relacionadas à conclusão, até o final do ano, da transação com a Boeing foram suprimidas. A Embraer também projeta ainda o Uso livre de caixa de US$ (300) a US$ (100) milhões;
  • Para 2020, a Embraer reafirma uma receita líquida de US$ 2,5 a US$ 2,8 bilhões, margem EBIT de 2% a 5% e fluxo de caixa livre próximo de zero. Projeta também um dividendo especial de US$ 1,3 a US$ 1,6 bilhão a ser pago em 2020.
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