Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Castello Branco: Tam terá nova rota entre Rio e a Europa

.

.

Na noite de ontem (25/01); o Rio de Janeiro recebeu a apresentação do musical patrocinado pela Tam; “Pernas para o ar”; com a atriz Cláudia Raia. Durante o evento; o vice-presidente Comercial da companhia aérea; Paulo Castello Branco; antecipou; em entrevista exclusiva ao MERCADO & EVENTOS; que a prioridade para este ano de 2010 será mesmo a capital fluminense.

“Teremos uma nova rota ligando o Rio à Europa. Ainda estamos definindo o país; mas essa novidade já está garantida”; revelou. Segundo ele; os voos domésticos também serão ampliados partindo do Rio. “Vamos aumentar nossa participação no Nordeste; com novos voos para Salvador e também no Sul do Brasil; com destaque especial para Porto Alegre”; disse.

Paulo classificou como excelente o market share médio de 45% obtido em 2009 nos voos domésticos. “Há um ano esse número era maior; de 50%; mas mesmo com essa pequena queda; continuamos líderes. O que aconteceu foi uma diluição maior entres os passageiros já que novas companhias entraram no mercado e ampliaram a oferta”; avalia. No mercado internacional o market share da Tam no último ano foi de 85%.

O vice-presidente também comentou sobre a nova situação do aeroporto de Congonhas; com a redistribuição de 355 slots; sendo 40 no decorrer da semana e 315 para os fins de semana. “Ainda não podemos ter certeza se outras companhias passarão a voar para Congonhas; é cedo para garantir isso. O número de slots durante a semana é pequeno e somente este interessa. Não é vantajoso ter operações somente sábado e domingo”; justificou.

Na próxima segunda-feira; dia 1º de fevereiro; Azul; Gol/Varig; NHT; OceanAir; Tam e Webjet farão parte do processo de escolha dos horários disponíveis. A sessão pública terá início às 14h; no auditório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em Brasília; próximo ao Terminal 2 do aeroporto. 

Paulo Castello Branco aproveitou o assunto para citar a situação da Pantanal.  “Antes de definirmos qualquer mudança relacionada à Congonhas; temos que resolver a situação da compra da Pantanal. Tive reuniões com a presidente da Anac; Solange Vieira; e essa homologação pode sair ainda essa semana”; contou ao M&E. A compra da totalidade das ações de emissão da Pantanal Linhas Aéreas foi informada ao trade em 21 de dezembro de 2009. A transação custou R$ 13 milhões.

Cultura – O vice-presidente salientou a importância de patrocínios a ações culturais. “Uma empresa do porte da Tam tem o dever da responsabilidade social e cultural. Nesse caso específico; do musical Pernas para o ar; o intuito é levar o teatro a quem normalmente não tem acesso a esse tipo de atividade. Nós voamos para mais de 72 localidades e é de fundamental importância atitudes como esta”; esclareceu.

Ele lembrou que ainda nesta semana começa o Tam Paixão pelo Rio; que consiste em apresentações musicais de diversos estilos de música. O projeto terá duração até o mês março.

Luiz Claudio Aguiar, Robson Gaglianone e Paulo Castello Branco

Receba nossas newsletters