Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos / Feiras e Eventos / Forum Conectividade / Forum Conectividade Destaque

Ceará: voos para Itália e Reino Unido e Air France/KLM com dez frequências em 2019

Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará

Arialdo Pinho, secretário de Turismo do Ceará

LONDRES – Em cerca de dois anos o Ceará passou de destaque turístico nacional para o patamar de um dos principais destinos brasileiros no mercado internacional. Esta posição de evidência se deve principalmente pelo considerável aumento de conectividade. Atualmente o estado conta com ligações diretas para a Paris e Amsterdã (Air France/KLM), Frankfurt (Condor), Bogotá (Avianca), Cidade do Panamá (Copa) e desde o último domingo para Orlando e Miami, com os novos voos da Gol, companhia já voa de Fortaleza para a Argentina.

E a lista de destinos aumentará ainda mais. Após anunciar voos diretos para Madri, com a Air Europa, o governo local já articula conexões diretas para Itália e Reino Unido considerados mercados estratégicos para o estado. “Temos nos reforçado para aumentar a visibilidade nesses dois mercados e abrir caminhos para que aconteça esta conexão direta. Estivemos em Estocolmo com a Norwegian e existe a possibilidade de eles voarem mais no Brasil. Nosso trabalho é para ter a melhor conectividade possível para toda a Europa”, destaca o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, que participa da WTM Londres 2018.

MAIS FREQUÊNCIAS INTERNACIONAIS

Passo importante deste plano de expansão de conectividade passa pela Air France/KLM, que iniciou operações de seu hub em maio no estado. As rotas para Paris e Amsterdã, que inicialmente somavam cinco frequências semanais, rapidamente passaram para sete devido às boas taxas de ocupação, garantindo ao estado voos diários para o velho continente. Este número aumentará para dez frequências em 2019. “Está nos planos que em mais um ano a gente passe para dez voos semanais”, ressalta o secretário.

Ceará projeta receber 500 mil turistas estrangeiros em 2019

Este aumento de frequências, somado as novas rotas, deve se reverter em uma marca de 500 mil turistas estrangeiros em 2019. Para este ano a previsão é fechar em 390 mil, o que já representa um crescimento de 59% em relação em 2017, quando foram registradas 244 mil chegadas internacionais.

Pinho reconhece a importância da atuação da Air France/KLM para este incremento. “Quando você coloca no seu estado uma companhia do porte da Air France/KLM isso muda a perspectiva do mercado. O hub nos possibilitou ter conexão com mais de mil destinos, e isso muda a visão mundial sobre o seu destino”, salienta.

E não são somente voos internacionais. O turismo doméstico, que já era forte no estado, ganhou um suporte no aumento de voos da Gol para atender ao hub da Air France/KLM. Com isso o aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, passou a contar com mais de 50 voos domésticos diários.

CRUZEIROS

E não é só pelos céus que o secretário de Turismo do Ceará vislumbra o aumento da projeção turística do estado. Os mares também fazem parte dos planos. Se confirmar sua continuidade no cargo, mesmo após a reeleição do governador Camilo Santana (PT), Arialdo Pinho destaca que, em caso de permanência, um dos próximos focos estará na captação de cruzeiros.

“Um dos planos é montar as condições econômicas e de infraestrutura e apresentar isso para as companhias de cruzeiros e ver o que elas nos dizem. Mas para nós só será interessante caso os navios façam embarque e desembarque”, explica.

PROMOÇÃO

Estande do Ceará na WTM Londres

Estande do Ceará na WTM Londres

Além da conectividade e da infraestrutura turística, outro importante fator que pode explicar os números do estado está na promoção. Presente em todas as importantes feiras, o Ceará foi o único estado a contar com estande próprio na WTM 2018, o que o colocou em posição de destaque entre os destinos brasileiros no evento.

Além desta participação, o estado também investiu ao longo dos últimos meses em estandes nos principais aeroportos do Brasil, com atrativos e informações. A estratégia, que foi suspensa em virtude da lei eleitoral, deve voltar a integrar a estratégia de promoção do estado já a partir do ano que vem.

Receba nossas newsletters