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Aviação / Destinos / Feiras e Eventos

Trade discute retomada de ações para promover o Estado de São Paulo

A coletiva discutiu as projeções, campanhas e desafios para a retomada do Turismo no Estado.

Daniela Araujo, da Gol, Vinicius Lummertz, secretário de Turismo de SP, Diogo Elias, da Latam, e Toni Sando, do Visite São Paulo

SÃO PAULO – O Fórum Band News Expo Visite São Paulo 2021, com o tema Encontrar para Reconectar, foi realizado nesta terça-feira (16), com objetivo principal de discutir a retomada das ações conjuntas para promover o Turismo no Estado de São Paulo. O evento foi realizada pela Fundação 25 de Janeiro, com as marcas SPCVB e Visite São Paulo, junto com a Abear e apoio institucional da Setur-SP, através da iniciativa SP Para Todos.

A coletiva contou com a presença do Secretário de Turismo do Estados de São Paulo, Vinicius Lummertz; Eduardo Sanovicz, presidente da Abear; Toni Sando, presidente executivo da Fundação 25 de Janeiro; Diógenes Toloni, diretor Comercial da ITA; Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da Latam; Daniela Araújo, gerente executiva de Trade da Gol.

Esta foi a 9ª conferência de imprensa realizada entre os parceiros do projeto. O debate principal girou em torno da retomada de malha aérea, ocupação de voos e redução dos valores das passagens.

“A previsão é de retomar 100% da capacidade até o primeiro trimestre do ano que vem no doméstico, e em 2023 no internacional”, relembrou Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.

“Em 2020, no primeiro semestre, tivemos uma queda de capacidade para apenas 7% na malha aérea doméstica e 0% na malha internacional. No segundo semestre retomamos um poucos os níveis, mas a segunda onda da pandemia trouxe uma nova queda. Hoje, com a ascensão da vacinação, já voltamos a 78% da capacidade no doméstico, e 1/3 da malha internacional. A previsão é de retomar 100% da capacidade até o primeiro trimestre do ano que vem no doméstico, e em 2023 no internacional”, relembrou Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.

Para Lummertz, as pessoas estão se importando menos com bens materiais e priorizando experiências. Por isso, a retomada do Turismo é uma realidade. “As pessoas querem viajar, e é o momento de impulsionarmos através das diversas ações que temos feito, o turismo do nosso Estado. Seja com a criação de rotas cênicas, gastronômicas e distritos turísticos, bem como a retomada da agenda de eventos”, afirmou o secretário.

Redução dos valores das passagens x aumento dos custos operacionais

Para Sanovicz, a aviação nacional hoje enfrenta dois grandes desafios: A explosão do custo de querosene de aviação, que subiu 91.7% em um ano e quase 45% em 2021, e a alta do cambio, visto que os custos de operação do País são dolarizados.

O aumento dos custos nas operações, combinados com o déficit causado pela pandemia e o boom da retomada, com uma demanda muito grande na procura pelas passagens, dificultam a redução dos preços. Contudo, as empresas e associações presentes no eventos apostam na promoção do turismo nacional, através da realização de ações de marketing e na retomada da agenda de eventos nos destinos.

Aumento dos custos nas operações, combinados com o déficit causado pela pandemia e o boom da retomada, com uma demanda muito grande na procura pelas passagens, dificultam a redução dos preços

O surgimento da ITA, inaugurada em 29 de junho, mostra o comprometimento das empresas em estimular o turismo doméstico. “A ITA já possui 68 anos em experiencia no rodoviários e agora chega com a ideia de democratizar a aviação no brasil. Hoje somos a caçulinha, mas já temos 14 destinos no nosso portfólio e iremos aumentar nossa capacidade para 35 destinos nacionais até dezembro de 2022”, comentou Diógenes Toloni, diretor Comercial da ITA.

Otimismo na recuperação e investimentos no doméstico

Tanto as aéreas, quanto o destino, estão otimistas em relação a retomada e já sentem os resultados da recuperação do Turismo.

“A Gol já está operando 460 voos em média, por dia, e a previsão é que opere 550 voos em dias de pico, principalmente na alta temporada. Estes são números quase que se equiparam a níveis pré pandemia. A ocupação deste voos também alcançam quase os níveis de 2019. Esses dados são a concretização da retomada da demanda, principalmente no nacional. No internacional, o nosso otimismo vem junto com a abertura de novos mercados”, afirmou Daniela Araújo, gerente executiva de Trade da Gol.

Diogo Elias, diretor de Vendas e Marketing da Latam, afirmou que o avanço da vacinação garante a consistência na retomada. “A alta temporada já está sendo vendida de forma muito próxima ao que era no pré pandemia na Latam, e logo no início do ano que vem, superaremos 2019 em ofertas do doméstico. A Latam possui a maior malha internacional do Brasil, mas o internacional continuam um desafio. Por isso, estamos estimulando as viagens de retomada – Atualmente atendemos 44 destinos no Brasil e ano que vem, teremos 55 destinos no Brasil”, complementou.

 

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