Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Brasil / Destinos

CEO da TAP destaca rápida retomada no Brasil e prevê 100% de capacidade em 2023

Christine Ourmières, CEO, Mario Carvalho, diretor no Brasil, e Silvia Mosquera, CCO da TAP

Christine Ourmières, CEO, Mario Carvalho, diretor no Brasil, e Silvia Mosquera, CCO da TAP

Christine Ourmiéres assumiu como CEO da TAP em junho deste ano. Com passagens por grandes empresas do setor aéreo, como Flybe, onde também foi CEO, e Air France-KLM e Amadeus, a executiva chegou à companhia portuguesa num momento chave de retomada das viagens aéreas. Em passagem pelo Brasil, a CEO recebeu a reportagem do M&E no escritório da TAP, em São Paulo, acompanhada do diretor da TAP para o Brasil, Mário Carvalho, e da CCO Silvia Mosquera.

Num bate-papo super agradável, Christine falou ao M&E sobre os planos da TAP para esta retomada, a volta dos voos e a importância do mercado brasileiro para as operações da companhia. Segundo a CEO, o Brasil continua sendo um mercado vital, que se mostrou ainda mais importante neste momento de retomada.

“A recuperação no Brasil foi bastante rápida, somente atrás da demanda retomada em Portugal. Continua sendo um mercado extremamente estratégico para nós. Após a reabertura de fronteiras, o Brasil logo mostrou um grande apetite nesta recuperação. Tanto é que queremos operar aqui como sempre fizemos nas últimas décadas. Estamos prontos para ter voos para 10 destinos durante a temporada de verão, reafirmando nosso compromisso com o Brasil”, disse a CEO.

“A recuperação no Brasil foi bastante rápida, somente atrás da demanda retomada em Portugal. Continua sendo um mercado extremamente estratégico para nós. Após a reabertura de fronteiras, o Brasil logo mostrou um grande apetite nesta recuperação”.

Serão até 52 voos semanais para o Brasil durante a temporada de verão 2021/22. Entre as rotas contempladas com suas operações, estão voos de Lisboa para Belém, Brasília, Confins, Fortaleza, Rio de Janeiro, Guarulhos, Natal, Maceió, Recife e Salvador, além de voos do Porto para Rio de Janeiro e São Paulo. Todos, com conexão para outras cidades do Brasil através de Gol e Azul. “Estamos felizes em continuar crescendo nossas frequências, em parceria com Gol e Azul no Brasil”, disse.

Christine Ourmières, CEO da TAP

Christine Ourmières, CEO da TAP

“Estamos retomando voos para Natal, Belém e Maceió, o que já operávamos em 2019. No próximo verão europeu, teremos o mesmo número de destinos operados no Brasil em relação ao período pré-pandemia”, disse a CEO, ao comentar sobre o retorno dos voos para Porto Alegre, a partir de abril de 2022. Destaque também para a retomada dos voos para Natal, agora no dia 3 de novembro, como já divulgado pelo M&E.

“Tivemos uma reunião com o Governo do Rio Grande do Norte para a retomada dos voos. É um grande passo para nós dentro do mercado brasileiro. Não só de Natal, mas temos visto uma tendência saudável de alta nas reservas provenientes do Brasil. Então tenho certeza de que essa temporada de verão será vital para nós, com boas tendências, que também são corroboradas por agências e operadoras que estamos tendo contato”, disse Ourmières.

Retomada total da capacidade para o Brasil até 2023

Mario Carvalho, diretor da TAP no Brasil, e Christine Ourmières, CEO da TAP

Mario Carvalho, diretor da TAP no Brasil, e Christine Ourmières, CEO da TAP

Quando a TAP voltou a operar no Brasil, ainda em meio a pandemia, eram 37 voos semanais. Agora em outubro, esse número já chegou em 53 frequências por semana. Durante o verão, além do forte volume de voos, ainda tem a abertura de três novos destinos, como vimos acima. Questionada pelo M&E sobre a possibilidade deste volume de voos não ser apenas sazonal e sim regular, a CEO da TAP afirmou que a ideia é que as rotas se mantenham mesmo na baixa temporada.

“Nossa previsão é retomar a capacidade que tínhamos antes da pandemia em 2023. Em 2022, a expectativa é que já estejamos operando 80% de nossa capacidade. O Brasil é muito resiliente e registra uma recuperação mais rapida do que outros mercados internacionais que operamos”

Só que antes da pandemia, a TAP chegou a ter 80 voos semanais para o Brasil, bem acima das 52 frequências semanais que serão operadas durante este verão. Quando o nosso país terá esse volume de volta? “Nossa previsão é retomar a capacidade que tínhamos antes da pandemia em 2023. Em 2022, a expectativa é que já estejamos operando 80% de nossa capacidade. O mercado é muito dinâmico, mas o Brasil é muito mais resiliente e registra uma recuperação mais rapida do que outros mercados internacionais que operamos”, destacou a CEO.

Restruturação e oportunidades de stopover em Lisboa

A CEO Christine também comentou sobre o momento difícil que a TAP passou na pandemia. “Passamos pela crise, tivemos uma série de transformações, redução do custo operacional, redução de salários…Enfim, foi um momento difícil, mas agora estamos de volta”, destacou a executiva da TAP. “A crise mostrou que temos que trabalhar juntos. Cada um tem um papel importante nesta retomada e precisamos também aumentar nossa distribuição no Brasil junto às consolidadoras, operadoras e agências”.

Segundo a executiva, a missão da TAP é continuar comunicando que o Brasil é um destino seguro e cheio de oportunidades, bem como lembrar que a Europa está aberta para brasileiros, com destaque para o stopover confortável que é possível de fazer em Portugal, através dos voos da TAP. “É um momento para curtir Portugal, encontrar famílias e amigos, e depois seguir para seu destino final dentro da Europa”, disse Ourmières.

Receba nossas newsletters