Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Política

Comissão de Turismo da Câmara debate alto preço das passagens no Brasil

Newton Cardoso Junior, presidente da Comissão de Turismo da Câmara

Newton Cardoso Junior, presidente da Comissão de Turismo da Câmara

Em Audiência Pública da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados (CTur), representantes de empresas aéreas, órgãos ligados ao turismo e membros da CTur, discutiram nesta quarta-feira (22), sobre a atual situação do transporte aéreo brasileiro.

Altos preços das passagens aéreas em rotas no Brasil e a cobrança para despacho de bagagem e marcação de assentos foram os principais assuntos discutidos durante a sessão. Os parlamentares e as entidades presentes também debateram, sobre a regulamentação e fiscalização no valor das tarifas e a abertura de capital estrangeiro.

Questionado pelos deputados presentes a respeito da alta no valor das passagens aéreas, o presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), José Ricardo de Queiroz, comentou sobre a importância do aumento na quantidade de empresas que operem no Brasil.

“O que nós queremos no setor é concorrência. A única coisa que melhora preço além da estabilidade econômica, é a concorrência. O mundo inteiro quer vir para o Brasil, mas ele tem amarras desnecessárias e antigas, que estão sendo derrubadas e que agora, com a Medida Provisória 863/2018, nos dá mais possibilidades”, ressaltou o presidente.

Representantes de empresas aéreas atuantes no país, as companhias Azul, Gol e Latam, deram justificativas para os altos preços. Segundo eles, os custos dolarizados das companhias (cerca de 60% do total), a alta no preço do combustível de aviação e o excessivo número de ações judiciais influenciam no valor final das tarifas.

Receba nossas newsletters