Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Comissão Europeia concorda em prolongar suspensão da regra de slots até 2021

Airport_Gates

A regra obriga companhias aéreas a manterem uma frequência mínima de 80% na operação de cada horário de partida e chegada para manter o slot na temporada seguinte, independentemente da ocupação

A Comissão Europeia concordou em prolongar a suspensão da regra de slots (horários de pouso e decolagem) até o fim da temporada de inverno da Europa (boreal), em meados de março de 2021. A suspensão da regra já tinha sido anteriormente estendida até o fim de outubro, em decisão tomada pela própria Comissão Europeia em março. Com o novo adiamento, a suspensão trará um fôlego para as companhias aéreas por mais cinco meses.

A comissária europeia Adina Vălean anunciou a intenção de estender a regra até 27 de março de 2021. A indústria, por sua vez, deve cumprir com as condições acordadas durante a temporada de inverno de 2020/21. Sem a suspensão, as companhias são obrigadas a manter uma frequência mínima de 80% na operação de cada horário de partida e chegada para não perder o slot na temporada seguinte, independentemente da ocupação.

“A pandemia de coronavírus teve um impacto tremendo nas viagens aéreas e no setor de aviação como um todo. O relatório de hoje mostra que os níveis de tráfego aéreo permanecem baixos e, o mais importante, não é provável que se recuperem no futuro próximo”, disse Vălean. “Nesse contexto, a falta de certeza dos slots dificulta o planejamento de horários das companhias aéreas, dificultando o planejamento de aeroportos e passageiros”, completa.

A comissária se baseou no estudo do Eurocontrol, que anunciou sua previsão pessimista para os próximos meses, como a queda de 55% no número total de voos na Europa em 2020, número pior do que os 45% de queda originalmente previstos. O Eurocontrol também disse que espera que as companhias aéreas, aeroportos e ANSPs da região tenham uma perda de receita de € 140 bilhões em 2020, acima do prejuízo de € 110 bilhões previsto em abril.

Fonte: ATW

Receba nossas newsletters