Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Concorrente da Embraer realiza voo inicial no Japão; conheça o MRJ

Japão volta a produzir aeronaves comerciais quase 60 depois (AP)

Japão volta a produzir aeronaves comerciais quase 60 depois (AP)


No fim do último mês, aqui mesmo no M&E, foi possível conferir uma matéria especial sobre a mais nova concorrente da Embraer e da Bombardier, a Mitsubishi Aircraft. E agora, na última quarta-feira, após aprovação do governo japonês, a primeira aeronave comercial criada no Japão após quatro décadas levantou voo, algo que foi descrito como o começo de uma “nova era”.

O voo teste inicial do Mitsubishi Regional Jet (MRJ) durou cerca de 90 minutos. A aeronave twin-engine de quase 35 metros de comprimento, que decolou do Aeroporto Internacional de Nagoya, é capaz de receber até 100 assentos e tem um alcance de quase 3.500 quilômetros, distância entre São Paulo e Lima, no Peru, por exemplo.

O projeto da Mitsubishi Aircraft já reflete o desejo do Japão de se tornar um país capaz de produzir aeronaves modernas e que concorram diretamente com as tops do mercado. A última aeronave comercial produzida no país foi um YS-11, um turbo-prop construído por um consórcio japonês durante a década de 1960, com a produção finalizada em 1974. Para o secretário do chefe de gabinete do governo japonês Yoshihide Suga, o sucesso deste voo inicial apenas marca “o início de uma nova era para a indústria de aviação japonesa”.

Atualmente, a Mitsubishi Aircraft Corporation já tem mais de 300 encomendas em mãos, incluindo 20 ordens de compra da Eastern Airlines. A empresa espera entregar a primeira aeronave em abril de 2017. A All Nippon Airways, da ANA Holdings Inc., maior companhia aérea comercial do Japão, se tornou o primeiro cliente da aeronave, enquanto SkyWest e Trans States Airlines se tornaram os maiores.

Receba nossas newsletters