Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Coronavírus: União Europeia volta atrás e propõe suspensão da regra de slots

Vinci Airports terá participação majoritária no aeroporto de Gatwick

Sem a flexibilização da regra de slots, as companhias aéreas de todo o continente europeu estão sendo obrigadas a operarem voos “fantasmas”

A União Europeia voltou atrás e decidiu acatar o pedido da Associação Internacional dos Transportes Aéreos (IATA) para suspender a atual regra de slots, que obriga companhias de todo o continente a operarem até 80% dos voos programados, independente da ocupação, se não quiserem perder seus horários de partidas e chegadas.

A medida evita prejuízos ainda maiores para as companhias que viram suas demandas despencarem nas últimas semanas justamente por conta da epidemia do coronavírus (Covid-19). Sem a flexibilização da regra de slots, as companhias aéreas de todo o continente europeu estão sendo obrigadas a operarem voos “fantasmas”, com ocupação muitas vezes inferior aos 10%. A decisão da UE é vista com um grande alívio para as transportadoras.

Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, disse nessa terça-feira (10) que em breve haverá uma legislação para ajudar as companhias aéreas a manterem suas faixas horárias no aeroporto, mesmo que não operem devido ao tráfego em declínio. “Esta será uma medida temporária. Isso aliviará a pressão sobre o setor de aviação, especialmente para nossas companhias aéreas menores, e reduzirá as emissões dos chamados vôos fantasmas – onde as companhias aéreas voam com aviões vazios apenas para manter seus slots”.

A proposta ainda precisará de aprovação do Parlamento Europeu e do Conselho da União Europeia, de acordo com o estatuto da própria Comissão, embora o “sinal verde” das duas instituições já esteja previsto.

Receba nossas newsletters