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Aviação / Política

União Europeia rejeita pedido da IATA sobre suspensão de regra de slots

A Diretoria Geral de Mobilidade e Transporte da União Europeia, representada pelo seu diretor Henrik Hololei, rejeitou o pedido da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) de suspender a regra de slots em aeroportos de alta movimentação, pelo menos no curto prazo, em meio a epidemia do coronavírus (Covid-19) que está justamente esvaziando aeronaves e causando prejuízos bilionários para a indústria da aviação comercial.

Photo I took as my flight took off out of Atlanta International Airport.

Nas regras de hoje, as companhias aéreas são obrigadas a ocupar 80% dos slots adquiridos em circunstâncias normais, caso não queiram perder suas faixas horárias

No começo do mês, a IATA entrou em contato com os reguladores da aviação comercial em todo o mundo para que suspendessem as regras que regem o uso de slots nos aeroportos imediatamente e para a temporada 2020, devido ao impacto do Covid-19. Nas regras de hoje, as companhias aéreas são obrigadas a ocupar 80% dos slots adquiridos em circunstâncias normais, caso não queiram perder suas faixas horárias.

O diretor geral sugere ainda que não há qualquer pressão imediata sobre os reguladores para que a decisão seja tomada e que as companhias não estão sob risco de perder seus slots na próxima temporada de inverno, mesmo com as regras atuais em vigor. Holonei afirma ainda que certos cenários já assumem que a demanda pode retornar aos níveis aceitáveis já no segundo trimestre, fazendo com que a flexiblização seja desnecessária.

“Precisamos de dados sólidos. Até o momento, a IATA só me mandou dez gráficos coloridos, mostrando exemplos de queda de tráfego, mas isto não é um dado sólido”, disse Henrik Holonei, em entrevista ao Aviation Daily.

Em nota, a IATA afirmou que os membros de suas companhias aéreas estão pedindo “flexibilidade para ajustar seus horários de acordo com desenvolvimentos extraordinários de demanda. Se as companhias aéreas tiverem permissão para isso, significará que podem responder às condições do mercado com níveis de capacidade apropriados, evitando a necessidade de voar com aeronaves vazias para manter slots. Elas podem ser realocadas para outras rotas ou estacionadas ea tripulação pode ter certeza de seus horários“, informa.

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