Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Cresce a demanda por viagens aéreas, cai a oferta

Os brasileiros, segundo o relatório divulgado na semana passada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), têm comprado mais passagens aéreas. Segundo o órgão, a demanda de voos domésticos de passageiros, medida em passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK, na sigla em inglês), cresceu em 4,2% em maio deste ano. A base de comparação é o mesmo período do ano passado. A demanda pela aquisição de passagem aerea tem crescido nos últimos 8 meses e atingiu o maior patamar em dez anos.

A oferta em assentos-quilômetros oferecidos (ASK, na sigla em inglês) em voos domésticos de passageiros, no entanto, caiu 1,7% se comparada a maio de 2013. Comparados, os resultados demonstram que, no acumulado, ambos cresceram. Demanda somou 7,8% no ano e a oferta aumentou em 0,5% no mesmo período.

É interessante reparar, no entanto, que a taxa de aproveitamento das aeronaves vem crescendo. Segundo o relatório, o aproveitamento de passagens aereas domésticas de empresas brasileiras (RPK/ASK) bateu recorde no mês de maio nos últimos dez anos, com 78,5%. A melhora foi de 6% comparando o ano anterior.

No âmbito internacional, os resultados são os mesmos. O registro mostra crescimento da demanda em RPK de 2,3% e queda de 4,5 por cento de oferta em ASK. O aproveitamento em voos internacionais alcançou 83% em maio deste ano, representando alta de 7,1%.

da Redação

Receba nossas newsletters