Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Destinos

Cuba corta parte dos voos provenientes de Estados Unidos e México

Cuba e EUA

Governo ainda não decidiu quantos voos por dia seriam permitidos

O governo de Cuba irá reduzir a chegada de voos oriundos dos Estados Unidos e de vários outros países, a partir de 1º de janeiro, devido a um aumento no número de casos de Covid-19 desde que abriu os aeroportos em novembro. Países como México, Panamá, Bahamas, Haiti e República Dominicana também figuram na lista, embora o governo ainda não tenha dito quantos voos por dia seriam permitidos.

Cubanos que vivem fora do país e retornaram para visitar familiares, ou que voltaram de viagens de compras, espalharam o vírus para parentes e outras pessoas ao quebrarem suas quarentenas, afirmou o governo.

O Ministério da Saúde cubano reportou 3.782 casos de Covid-19 desde 1º de novembro até 23 de dezembro, dos quais 71,5% eram de visitantes ou de contatos diretos. Por outro lado, o governo disse em um anúncio que o famoso resort de praia de Varadero havia recebido 69 mil turistas estrangeiros durante o mesmo período sem que acontecesse um surto da doença.

Cuba atualmente testa seus visitantes na chegada e novamente após cinco dias se eles não estiverem se hospedando em hotéis. Até o momento, 34 companhias aéreas realizam operações para o país, algumas até com o mesmo nível de frequência que tinham antes da existência da pandemia Covid-19. Outros restabeleceram gradualmente sua atividade aérea.

Levando em consideração os critérios recebidos, foi alterada para 10 de janeiro de 2021 a exigência do teste PCR negativo realizado até 72 horas antes da viagem para passageiros. Esta medida foi comunicada a todas as companhias aéreas, que já estão obrigadas a esta nova atividade.

Cada uma das companhias aéreas, em coordenação com a Companhia Cubana de Aeroportos e Serviços Aeroportuários, ajustará os dias, horas e aeroportos em que continuarão a operar, em função da redução dos voos. Em cada um dos terminais aéreos, certas ações continuarão a ser realizadas para continuar garantindo o fluxo de viajantes, mantendo o princípio do distanciamento social.

Quanto à obrigatoriedade de entrada em nosso país de todos os viajantes internacionais, apresentar teste PCR com resultado negativo para Covid-19, 72 horas antes do início da viagem e por laboratório certificado no país de origem, reitera-se que nenhum viajante está isento desta medida. Estão sendo estabelecidas ações a serem tomadas para quem chega ao país sem tal comprovação, que pode ir desde o retorno ao país de origem até o isolamento.

Com informações da Agência Brasil

Receba nossas newsletters