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Delta rebate alegações da CrowdStrike e diz que a oferta de ajuda chegou ‘tarde demais’

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A Delta está alegando que a oferta de assistência feita pela CrowdStrike veio depois que já não era mais ‘necessária’ (Divulgação/Delta)

Mais um episódio da briga pública entre a Delta, a CrowdStrike e a Microsoft se iniciou nesta quinta-feira (08). A Delta está rebatendo as últimas alegações da CrowdStrike e diz que a oferta de assistência feita pela empresa ocorreu após a restauração da maioria de seus sistemas críticos. A Delta Air Lines respondeu à CrowdStrike dizendo que a empresa de segurança cibernética está adotando uma defesa de “culpar a vítima”, mas não tocou no nome da Microsoft.

Em uma carta enviada ao advogado da CrowdStrike, o advogado da Delta, David Boies, disse que a CrowdStrike não conseguiu fornecer uma solução “automática” para resolver uma interrupção de TI que acabou se transformando em um colapso para a Delta. A aérea alega ainda que a empresa CrowdStrike não foi proativa.

A CrowdStrike disse na segunda-feira (05), que ofereceu à Delta assistência no local para o colapso, mas a Delta recusou. O advogado da empresa de segurança cibernética também disse que seu CEO entrou em contato com Bastian, mas não obteve resposta. Agora, a Delta está alegando que a oferta de ajuda do CEO da CrowdStrike, George Kurz, foi “inútil e inoportuna”. Boies escreveu que a oferta foi feita quatro dias após a interrupção de TI e, naquele momento, a Delta já havia restaurado a maioria de seus sistemas críticos.

“Muitas das máquinas restantes estavam localizadas em áreas seguras do aeroporto que exigiam autorização de acesso exigida pelo governo”, dizia a carta. “Naquele momento, a confiança da Delta na CrowdStrike estava naturalmente abalada”. A Delta também está alegando que a CrowdStrike não ofereceu assistência no local de forma proativa. Em vez disso, a transportadora disse que a CrowdStrike a encaminhou para um site que sugeria a reinicialização manual de cada máquina afetada.

Durante todo o caso, a CrowdStrike não sugeriu que a Delta fosse responsável pela interrupção de 19 de julho, mas que eles também não deveriam ser culpados pelo colapso de cinco dias da Delta, já que outras companhias aéreas se recuperaram rapidamente da interrupção do CrowdStrike em 19 de julho.

O advogado da Delta disse que o tempo de recuperação mais longo da companhia aérea se deve ao fato de que ela depende mais do CrowdStrike e da Microsoft do que outras companhias aéreas. Cerca de 60% dos sistemas “críticos” da Delta, incluindo backups, dependem do CrowdStrike e da Microsoft, diz a carta.

“De qualquer forma, tudo será revelado em um litígio”

“Não há base – nenhuma – para sugerir que a Delta tenha sido de alguma forma responsável pelo software defeituoso que derrubou sistemas em todo o mundo, incluindo o da Delta”, escreveu Boies. “Em vez de continuar tentando se esquivar da responsabilidade, espero que a CrowdStrike compartilhe imediatamente tudo o que sabe. De qualquer forma, tudo será revelado em um litígio”, dizia a carta de Boies.

A companhia aérea cancelou cerca de 7 mil voos. A Delta espera agora sofrer um impacto de US$ 380 milhões na receita durante o terceiro trimestre, de acordo com um registro regulatório publicado na quinta-feira. A companhia aérea também incorrerá em US$ 170 milhões em despesas relacionadas a reembolsos de clientes e custos de tripulação.

“A Delta continua a promover uma narrativa enganosa”

Em resposta, a CrowdStrike disse que Kurz ligou para o membro do conselho da Delta, David DeWalt, quatro horas após a interrupção de 19 de julho, e que o diretor de segurança da empresa estava em contato com a Delta. A CrowdStrike também disse que suas equipes e a da Delta “trabalharam juntas nas horas seguintes ao incidente”. A empresa de segurança cibernética acrescentou que ofereceu mais assistência além do site. “A Delta continua a promover uma narrativa enganosa”, disse um porta-voz da CrowdStrike em um comunicado.

Boies disse que quando a CrowdStrike ofereceu uma solução automatizada em 21 de julho, a empresa também introduziu outro bug que “impediu que muitas máquinas se recuperassem sem intervenção adicional”.

Delta não volta a arrastar Microsoft para a polêmica

O CEO Ed Bastian disse ao programa “Squawk Box”, da CNBC, na semana passada, que a transportadora não tinha “nenhuma escolha” a não ser processar a CrowdStrike e a Microsoft. A nova carta de Boies refuta a maioria das alegações da CrowdStrike. No entanto, a carta não aborda diretamente as alegações da Microsoft.

O advogado da Microsoft enviou uma carta à Delta na terça-feira (06), afirmando que a tecnologia ultrapassada provavelmente causou o colapso da Delta e que as declarações da Delta seriam incompletas, falsas, enganosas e prejudiciais à Microsoft e à sua reputação.

*Com informações da Skift

 

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